O núcleo da inflação desacelerou para 3,3% em 12 meses
A taxa anual de inflação ao consumidor (CPI, pela sigla em inglês) da Zona do Euro desacelerou levemente em janeiro, a 2,8%, ante 2,9% em dezembro, segundo revisão divulgada nesta quinta-feira (22) pela agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat. O resultado final de janeiro confirmou a leitura preliminar e veio em linha com a expectativa de analistas consultados pela FactSet.
No confronto mensal, o CPI do bloco caiu 0,4% em janeiro, também como esperado.
Já o núcleo do CPI, que desconsidera os preços de energia e de alimentos, teve avanço anual de 3,3% em janeiro, igualmente confirmando a estimativa inicial e perdendo força ante o acréscimo de 3,4% de dezembro. Em relação a dezembro, o núcleo recuou 0,9% no mês passado.
O núcleo da inflação na Zona do Euro, que exclui as variações de energia, alimentos, bebidas e tabaco, caiu 0,9% na leitura mensal de janeiro. Em 12 meses, seguiu na tendência de queda gradual, para 3,3%, após 3,4% em dezembro.
As taxas anuais de inflação mais baixas foram registadas na Dinamarca, Itália (ambas com 0,9%), Letônia, Lituânia e Finlândia (todas com 1,1%).
Já as taxas anuais mais elevadas foram registadas na Romênia (7,3%), Estônia (5,0%) e Croácia (4,8%).