Cerca de 18 mil veículos híbridos e elétricos estão parados aguardando documentação para embarque rumo ao Brasil
A paralisação das atividades de campo dos servidores do Ibama, iniciada em 3 de janeiro, está afetando a importação de carros híbridos e elétricos. Segundo o órgão, cerca de 18 mil veículos estão parados em diferentes pátios e portos mundo afora, aguardando documentação para embarque rumo ao Brasil. Informação é da Folha de S. Paulo.
A emissão da licença de importação pelo Ibama é necessária para garantir que os veículos estejam de acordo com as regras ambientais brasileiras. Sem essa licença, os importadores correm o risco de receber multas e ter os carros apreendidos.
As empresas até podem assumir o risco e embarcar esses modelos, porém, caso sejam submetidos à inspeção na chegada ao país, há o risco de receber multas elevadas e de impossibilidade de distribuição.
“Todo e qualquer veículo comercial ou de passageiros, além de motocicletas e veículos pesados, devem cumprir com os limites de emissão de ruídos e gases de escapamento. O controle ambiental recai sobre fabricantes e importadores”, diz Cleberson Zavaski, presidente da Ascema (Associação Nacional de Servidores Ambientais).
Empresas relatam atrasos
A fintech Vixtra, especializada em importação, relata que o tempo de liberação pelo Ibama dobrou, passando de 10 para 20 dias. A empresa chinesa BYD, que importa os veículos elétricos mais vendidos do Brasil, também está preocupada com a paralisação, que impacta seu negócio em expansão no país.
“Para a BYD, a paralisação das emissões de licenciamento ambiental de projetos de transmissão e geração de energia elétrica, bem como de ativos de exploração e produção de petróleo e gás, impactam diretamente seu negócio, que está em crescente expansão no Brasil”, diz Alexandre Baldy, conselheiro especial da BYD.
A BMW Motorrad, que produz motocicletas no Polo Industrial de Manaus, também enfrenta problemas logísticos por causa da paralisação do Ibama. A empresa teve as entregas do modelo C 400x impactadas.
“Há atrasos, tudo o que envolve a parte logística em Manaus está mais complicado. Por exemplo, tivemos um problema com o scooter C 400x, que teve as entregas impactadas”, afirma Tarcísio Moraes Alves, responsável pela área de novos negócios do grupo de concessionárias Osten. O modelo deveria chegar às lojas neste início de ano.
A paralisação do Ibama também pode atrasar a produção de novos veículos e de maquinário agrícola no Brasil, pois a emissão da Licença para Uso da Configuração de Veículo ou Motor (LCVM) também é necessária para o registro de um carro novo.
Negociações em curso
Os servidores do Ibama reivindicam um novo plano de carreira, aumento de salário e melhores condições de trabalho. As negociações com o governo federal continuam.
A Abeifa, associação dos importadores de veículos, afirma que a paralisação ainda não preocupa, pois o Ibama está dentro do prazo legal de 60 dias para emitir as licenças. No entanto, a associação reconhece que há uma insatisfação dos funcionários do Ibama.