SÃO PAULO (Reuters) – As vendas de supermercados no Brasil em junho cresceram 3,37 por cento em termos reais ante igual período de 2017, mas recuaram 0,7 por cento sobre maio, informou nesta terça-feira a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
A queda nas vendas ante o mês anterior, segundo a associação, já era esperada e reflete os problemas causados pela greve dos caminhoneiros no fim de maio.
“Algumas pessoas estocaram produtos no final de maio com a preocupação de que a paralisação se estendesse por mais tempo”, disse o superintendente da Abras, Marcio Milan, citando ainda o desabastecimento de alguns itens em junho.
No primeiro semestre, o crescimento das vendas foi de 2 por cento em relação ao mesmo intervalo do ano passado, de acordo com o levantamento.
Apesar do desempenho acumulado positivo, a Abras revisou a projeção das vendas de supermercados do Brasil em 2018 para alta de 2,53 por cento, abaixo da previsão anterior de aumento de 3 por cento divulgada em janeiro deste ano, em função do cenário econômico.
Ainda assim, a expectativa para este ano é melhor que o crescimento de 1,25 por cento apurado em 2017.
(Por Gabriela Mello)