MONEY REPORT escolheu como sua Imagem da Semana o retrato editado pela princesa Kate Middleton com seus filhos publicada no Dia das Mães, comemorado no Reino Unido em 10 de março.
O objetivo da família real britânica era afastar as especulações sobre a saúde da princesa, que fez uma cirurgia abdominal em janeiro deste ano e foi vista pela última vez em 25 de dezembro do ano passado. O efeito, no entanto, foi o contrário e causou uma enorme crise de credibilidade e de ética jornalística. A imagem familiar foi compartilhada e distribuída por diversas agências. O que se viu logo depois foi o ferimento dos princípios de autenticidade, já que o retrato da primeira família britânica foi manipulado. Se fosse uma empresa, seria um grande problema de compliance. E a casa de Windsor é uma empresa.
Na postagem, divulgada nas redes sociais, a princesa agradece todo o apoio recebido. No entanto, poucas horas depois, diversas agências decidiram retirar a imagem do sistema após perceberem a adulteração identificada por site que acompanham da família real.
Entre as distorções encontradas estão:
- A falta ausência da aliança de casamento da princesa, o que gerou especulações de uma possível separação;
- A manga direita da blusa da princesa Charlotte foi cortada;
- O zíper da jaqueta de Kate aparece sem continuidade;
- Um dos dedos do príncipe Louis foi aparentemente cortado;
- Abaixo de Louis há uma “emenda” na piso;
- Detalhes na padronagem da blusa de Louis indicam manipulação.
Na segunda-feira (11/03), a própria princesa admitiu que realmente manipulou a imagem.”Gostaria de expressar minhas desculpas por qualquer confusão que a fotografia de família que compartilhamos ontem [10] tenha causado. Espero que todos que estavam celebrando tenham tido um feliz Dia das Mães”, afirmou.