Produto será destinada a colecionadores e terá tiragem inicial de três mil unidades
O Banco Central lançou nesta quinta-feira (11) uma moeda comemorativa aos 200 anos da primeira Constituição do Brasil, que foi escrita em 1824. O produto será feito com prata e terá cravada em sua face o valor de R$ 5.
A primeira tiragem será de três mil unidades, mas o número pode subir até 10 mil peças. A Casa da Moeda será responsável pela produção.
O produto é destinado a colecionadores e cada unidade custará R$ 440. A venda será feita pelo site Clube da Medalha.
Sobre a moeda
Em uma de suas faces, a peça tem gravada a ilustração do livro manuscrito da primeira Constituição do país, outorgada pelo imperador D. Pedro I. Também estão cravadas as seguintes legendas: “Primeira Constituição”, “Poder Legislativo”, “200 Anos” e “1824-2024”.
Na outra face, a moeda tem a representação do Palácio do Congresso Nacional, em Brasília. Ao fundo, ilustrações de dois círculos fazem referência aos plenários da Câmara e do Senado. Estão gravadas, ainda, as seguintes legendas: “BRASIL”, “2024” e “5 REAIS”.
Nascimento da Constituição
A primeira Constituição do país foi outorgada por Dom Pedro I em 1824, dois anos depois da Independência. Ela ficou em vigor por 65 anos, a mais longeva até hoje.
Na época, ficou definido o Brasil como uma monarquia constitucional hereditária. Além disso, criou o Poder Legislativo bicameral, prevendo a existência da Câmara dos Deputados e do Senado.