Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Turismo brasileiro recua pelo 2º mês

A queda do setor em fevereiro foi de 0,8%, após retração também de 0,8% em janeiro

O indicador de atividades turísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) registrou, em fevereiro, o segundo recuo seguido. A queda foi de 0,8%, após retração também de 0,8% em janeiro.

O setor de turismo está 2,2% acima do patamar do pré-pandemia, em fevereiro de 2020. O indicador de atividades turísticas é calculado a partir de atividades da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) ligadas ao setor de turismo, como hotéis, transporte (aéreo e rodoviário), agências de viagens e restaurantes, por exemplo. Ele reúne 22 dos 166 serviços acompanhados pelo IBGE.

Do ponto de vista regional, metade dos 12 locais acompanhados pelo IBGE teve taxas negativas em fevereiro, com destaque para São Paulo (-2,9%), Santa Catarina (-3,7%), Ceará (-5,4%) e Minas Gerais (-1,5%). Por outro lado, houve alta de 8,3% no Distrito Federal.

Na comparação com fevereiro de 2023, o indicador de turismo teve a 35ª taxa positiva seguida, puxada por restaurantes; serviços de bufê; agências de viagens; e espetáculos teatrais e musicais.

Mas a alta foi acompanhada por apenas seis dos 12 locais pesquisados. Minas Gerais (4,9%), Rio de Janeiro (2,6%) e Bahia (5,7%) foram os principais destaques. Em sentido oposto, Espírito Santo (-12,2%), Goiás (-8,9%), Rio Grande do Sul (-3,4%), e Distrito Federal (-3,9%) foram os principais impactos negativos.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.