BERLIM (Reuters) – A produção industrial alemã caiu mais que o esperado em junho, após ter saltado no mês anterior, sugerindo que a maior economia da Europa encerrou o segundo trimestre mais fraca, já que as exportações permaneceram estáveis.
O Ministério da Economia informou nesta terça-feira que a produção industrial caiu 0,9 por cento em junho, pior que a previsão em pesquisa da Reuters com analistas de queda de 0,5 por cento. O crescimento de maio foi revisado para baixo, a 2,4 por cento.
Mas para o trimestre como um todo, a produção industrial subiu 0,4 por cento, informou a pasta. Isso significa que o setor industrial contribuiu para aceleração esperada do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) durante o período de abril a junho.
As encomendas industriais alemãs caíram em junho em quase um ano e meio, sugerindo que as tensões comerciais causadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, podem limitar o crescimento.
“Os números da produção industrial e do comércio de junho sugerem que a economia alemã, que antes estava em alta, já está sentindo os efeitos das tensões comerciais”, disse Jennifer McKeown, da Capital Economics, com sede em Londres.
“Mas com a economia doméstica em boa forma e dado o recente cessar-fogo na guerra tarifária, esperamos apenas uma desaceleração modesta no crescimento da Alemanha”, acrescentou.