Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Gramado terá prejuízo de R$ 100 milhões

Turismo representa 87% da economia da cidade serrana gaúcha

As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul a partir do final de abril causaram danos significativos em Gramado, um dos principais destinos turísticos brasileiros. Além dos danos materiais e das perdas de vidas, o setor turístico teme um prejuízo de até R$ 100 milhões nos meses de maio e junho.

Embora os pontos turísticos da cidade não tenham sido diretamente afetados pelas inundações, a queda no número de visitantes é drástica. Segundo o Sindicato de Turismo de Gramado, a cidade está praticamente vazia em um período de alta temporada. O motivo é o bloqueio das estradas e o fechamento do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, impossibilitando a chegada de turistas.

Impacto na economia local

O turismo representa cerca de 87% da economia de Gramado. Com a ausência de visitantes, a prefeitura busca alternativas para minimizar o impacto e manter a programação de eventos para os próximos meses, incluindo o Natal Luz.

O secretário de Turismo de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginato, ressalta a importância da retomada do acesso à cidade para a recuperação do setor. “Precisamos das estradas e do aeroporto para trazer os visitantes. Gramado está seguro, mas a dificuldade de acesso está causando o fechamento de muitos estabelecimentos por falta de público”, explica.

O secretário pede apoio dos governos estadual e federal para medidas que facilitem a chegada de turistas à região, como linhas de crédito específicas para o setor e a recuperação das rodovias e do aeroporto.

Ele também destaca que, apesar dos transtornos, Gramado está agindo para garantir a segurança da população. “Conseguimos agir rápido para preservar vidas, tirando pessoas das áreas de risco. Ainda há pessoas desabrigadas, mas o foco no momento é a segurança”, afirma.


O que MR publicou

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.