Quinta safra do festival consolida a Região dos Lagos (RJ) como opção enogastronômica. Com 9 mil visitantes em 2023, jantares e palestras deste ano prometem mais interessados
Por Celso Masson, especial para Money Report
A programação deste ano do Festival Wine in Búzios é uma prova de que o interesse por vinho pode movimentar a economia de uma cidade. Criado em 2018 pela BZ Consultoria, o evento chega à quinta safra tão encorpado que precisará ser degustado em duas etapas. A primeira, de 30 de maio a 2 de junho, será a Feira de Vinhos, com mais de 150 rótulos à disposição. Na segunda fase, de 3 a 9 de junho, entram em cena as experiências, com jantares e palestras. Permeando os 11 dias, oito apresentações musicais em diferentes palcos da cidade.
Os organizadores não revelam o quanto esta edição deverá movimentar em termos financeiros. O crescimento de público, contudo, é sensível desde a primeira edição. Dos cerca de 1 mil visitantes em 2018, o número saltou para 9 mil no ano passado. O crescimento justificou a adesão de empresas como a Casa Flora Importadora, de São Paulo, e a água Crystal, ambas apoiadoras oficiais.
Parte do sucesso se deveu à parceria da BZ com o Grupo Baco, de Sérgio Queiroz e Marcelo Copelllo, responsável pelo Rio Wine and Food Festival. A expertise da dupla melhorou o evento de Búzios a partir de 2019. Em 2022, passado o hiato da pandemia, o destaque foi a presença da dupla Galvão Bueno e Arnaldo Cezar Coelho, que protagonizaram o Degusta Talk Show.
Para a feira, a dinâmica é bem simples: basta comprar uma taça oficial do evento (R$ 20), que funciona como passaporte para conhecer o que os expositores oferecem. No caso das degustações, é preciso comprar ingressos antecipadamente pelo site wineinbuzios.com.br (a partir de R$ 60).
É esse o valor da apresentação agendada para as 17h de 3 de junho, quando a enóloga portuguesa Lisete Osório, consultora de desenvolvimento turístico sustentável do Douro, servirá e comentará quatro rótulos das vinícolas Quinta do Crasto e Quinta dos Murças.
Dando início à programação de jantares harmonizados, em 4 de junho, a partir das 20h, a jovem chef Victoria Teles servirá um menu em quatro passos no aGaleria, restaurante do Insólito Hotel & Spa, na praia da Ferradura. Ao custo de R$ 328 serão servidos bao de tempura de camarão com ovas de massago (acompanhado do espumante Mumm Cuvee Rose Brut), tartare de atum marinado com mousse de abacate (com o branco Domaine Tariquet Classic), duas opções de prato principal (para o peixe, o Leyda Reserva Sauvignon Blanc; para a carne, o tinto Les Fleurines), seguido de uma rabanada de brioche com sorvete de café servido com o Late Harvest Vistamar.
A chef do aGaleria já atuou em casas como o Evvai (SP) e o Jean-Georges, do Palácio Tangará (SP), ambos recém-premiados com estrelas no Guia Michelin, além atuações em Toronto e Nova York. Sua comida comprova a fase espetacular que vive a gastronomia do balneário consagrado por Brigite Bardot – e devidamente valorizada pelo Festival Wine in Búzios.