Baterias permitem navegação elétrica por horas, o que melhora a experiência a bordo sem agredir ecossistemas marinhos. Fibra de carbono e cortiça substituem painéis de teca
Durante a Semana de Design de Milão, na Itália, foram apresentadas as primeiras imagens do Seadeck 6, equipado com o primeiro sistema de propulsão híbrida para um iate de linha. O modelo promete reduzir as emissões de CO2 em 40% e foi projetado pela Azimut Yachts, marca italiana de embarcações de lazer de altos luxo e desempenho.
Com 57 pés (17,37 metros) de comprimento, 3 cabines e um salão aberto no deck principal, embarcação utiliza materiais sustentáveis, com cortiça substituindo a teca e fibra de carbono em painéis, o que reduz o peso em até 30%, aliviando o consumo dos motores diesel e elétrico da Volvo. A bateria e os módulos eletrônicos do Seadeck 6 podem ser alimentadas por uma placa fotovoltaica de 10 metros quadrados que gera energia para 4 horas de autonomia durante o dia. A inovação promete operações silenciosas e sem as vibrações inevitáveis dos motores convencionais, o que melhorará a experiência a bordo e a proteção de ecossistemas marinhos.
Voltado para viagens longas, a iate conta com um salão aberto no deck principal. O conforto ao navegar é proporcionado pela proa afilada, o que reduz o arrasto em velocidades baixas, e uma popa larga que melhora a navegabilidade.
“A apresentação do Seadeck 6 representa um marco para a Azimut e para a indústria. Este iate não é apenas um exemplo de inovação em design e tecnologia, mas também um testemunho do nosso compromisso em minimizar os impactos ao meio ambiente”, afirma o CEO da Azimut Yachts no Brasil, Francesco Caputo. Fora da Itália, a única fábrica da marca fica no Brasil.