Registramos parte da corrente do bem da iniciativa privada desta semana para auxiliar as vítimas das enchentes do RS
MONEY REPORT acompanha com atenção a comovente onda de apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Empresas, entidades, influenciadores, celebridades e particulares anônimos se uniram em uma corrente do bem, demonstrando a força da solidariedade, do engajamento social e da filantropia.
Iniciativas
- O primeiro dia do Festival Salve o Sul, na sexta-feira (7) no Allianz Parque, em São Paulo, reuniu mais de 26 mil pessoas para o show “Amigos”, com Zezé Di Camargo & Luciano, Chitãozinho & Xororó e Leonardo. O evento arrecadou R$ 8 milhões para as vítimas no Rio Grande do Sul e contou com mais de 30 artistas em apoio, como Luisa Sonza e Ludmilla. 100% do lucro foi doado.
- A ponte provisória sobre o Rio Forqueta, entre os municípios de Lajeado e Arroio do Meio, no Vale do Taquari, foi inaugurada no domingo (9). A obra foi concluída em apenas 15 dias graças à união de esforços entre empresários e comunidade. Esta ação permitiu restabelecer a conexão terrestre com veículos leves entre as partes baixa e alta do vale. Há pouco mais de um mês as fortes cheias derrubaram tanto a antiga Ponte de Ferro, que estava interditada, quanto a ponte de duas pistas rodovia RS-386. A antiga estrutura ficou parcialmente em pé em um trecho mais estreito do rio. A reconstrução foi conduzida pela Lyall Construtora, que assumiu e custeou a obra com recursos próprios.
- Partiram da sede do SBT em Osasco, neste domingo (9), 10 caminhões com doações para ajudar a população gaúcha afetada pelas inundações, parte da campanha ”Juntos pelo Rio Grande do Sul”. Até o momento, foram arrecadadas 250 toneladas de água, produtos de limpeza, itens de higiene pessoal, vestuário, roupas de cama e alimentos não perecíveis.
- A United Airlines continua mobilizada para ajudar as pessoas impactadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A empresa destinou US$ 50 mil ao Brazil Flood Relief Fund e à Airlink. Até 30 de junho, colaboradores e clientes podem doar dinheiro ou milhas para essas organizações por este link.
- A Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) está distribuindo doações de alimentos para animais, como pasto pré-secado, feno, silagem, ração para gado leiteiro, aveia preta e ração para suínos e equinos.
- O governo do Rio Grande do Sul iniciou, nesta segunda-feira (10), a campanha Mochila Cheia, para pedir a doação de livros e material escolar a crianças e jovens da rede estadual de ensino que foram afetados pelas enchentes do fim de abril e parte de maio. A meta da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) é arrecadar o suficiente para montar 100 mil kits que permitam aos alunos voltar com o mínimo de boas condições. A lista completa dos livros está disponível no site da Seduc.
- Dois caminhões com capacidade total de 54 toneladas sairão do Senado carregados de doações às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. A arrecadação foi organizada pela Liga do Bem, grupo de voluntários da Casa, e segue com destino a Porto Alegre. Até o momento, foram arrecadados 102 toneladas de cobertores e já foram entregues 15 mil kits de roupas e produtos de higiene pessoal, além de alimentos, colchões, ração, fraldas e absorventes.
- Famílias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul receberam água e roupas em uma ação social promovida pela Igreja Universal. Cerca de 250 famílias foram beneficiadas na cidade de Guaíba (RS), onde 45 mil famílias foram afetadas pelas chuvas. As doações do Unisocial já somam mais de 600 toneladas de alimentos.