Empresa do bilionário foi criada em 2023 para rivalizar com a OpenAI, dona do ChatGPT
Em parceria com a fabricante de chips Nvidia, a Dell Technologies anunciou a construção de uma “fábrica de IA” para a xAI, startup de inteligência artificial do bilionário Elon Musk. “Estamos construindo uma fábrica de IA da Dell com a Nvidia para alimentar o Grok, para xAI”, declarou Michael Dell, CEO da Dell, em um post na rede social X, na quarta-feira (19).
A iniciativa surge após Musk ter criticado a Apple e ameaçado banir a dona do iPhone, caso a IA da OpenAI seja integrada aos seus dispositivos. O risco é que a Apple deixe de ser usada na Tesla e na SpaceX. O anúncio fez com que as ações da Dell subissem cerca de 3% no pré-mercado nesta quinta-feira (20), após fechar com alta de 5% a $149,15 na terça-feira (18).
Inspirado no livro “Guia do Mochileiro das Galáxias”, o Grok é uma ferramenta de IA que responde a perguntas e sugere outras possíveis. Ele integra a plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter.
Elon Musk respondeu que a Super Micro Computer também fornecerá servidores para o projeto. Tanto a Dell quanto a Super Micro estão aumentando sua capacidade de servidores para atender à demanda crescente por programas de inteligência artificial.
A xAI foi lançada por Musk em julho de 2023 como uma resposta à OpenAI e seu popular chatbot, ChatGPT. A startup levantou US$ 6 bilhões em financiamento de capital de risco em maio, com uma avaliação pré-money de US$ 18 bilhões.