A Heineken Spin será focada em rentabilizar iniciativas de sustentabilidade, como reciclagem e agricultura regenerativa
A Heineken revelou nesta quarta-feira (26) a criação de uma nova unidade de negócios no Brasil, denominada Heineken Spin, focada em rentabilizar iniciativas de sustentabilidade. A nova divisão conta com parceiros estratégicos e investimentos iniciais combinados de aproximadamente R$ 150 milhões.
A Heineken Spin baseia-se em quatro pilares principais: energia renovável, agricultura regenerativa, reciclagem de embalagens e parcerias com marcas que promovem impacto em ESG (Ambiental, Social e Governança).
“Se quisermos suportar o crescimento sustentável, temos que fazer um negócio que gere resultado financeiro”, declarou Mauricio Giamelaro, CEO da Heineken Brasil. Ele destacou que a nova divisão “é um ecossistema que vai extrapolar a produção de cerveja”.
Parcerias e investimentos
A Heineken Spin já firmou um acordo desde 2021 com a Ultragaz, do Grupo Ultra, e a Raízen para a promoção do uso de fontes limpas de energia entre consumidores e estabelecimentos. Esse programa, chamado Energia Verde, já possui quarenta mil contratos ativos e deve expandir com a disponibilidade da geração distribuída.
Em agricultura regenerativa, a empresa está plantando limão orgânico em uma área de mais de 800 hectares próxima à cervejaria em Itu (SP). Essa iniciativa, em parceria com a Rizoma, visa proteger áreas importantes para a resiliência hídrica e sequestrar carbono.
Reciclagem e economia circular
No pilar de reciclagem, a Heineken estabeleceu uma parceria com a Ambipar para ampliar a reciclagem de vidros e reduzir as emissões de carbono. A empresa está estruturando um sistema para cobrir áreas sem coleta de vidro, com operações previstas para iniciar em três estados até o final do ano.
“Nós vamos pegar as zonas onde não há cobertura e colocar recursos para que esse vidro volte para a cadeia de valor”, explicou Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade da Heineken no Brasil.
Parcerias de impacto
A Heineken também está focada em trabalhar com marcas de impacto. A empresa firmou uma parceria com a Better Drinks, que possui as marcas Mamba Waters e Cerveja Praya, para inovar no relacionamento com os consumidores. Além disso, a Heineken está colaborando com a Central Única das Favelas (Cufa) para buscar empreendedores nas favelas e trazer novas perspectivas de inovação.
Alinhamento global
Segundo comunicado, o desenvolvimento da Heineken Spin está alinhado globalmente com as metas de sustentabilidade da empresa, especialmente na administração dos créditos de carbono. A Heineken busca neutralizar suas emissões de carbono em toda a sua cadeia de valor até 2040. Giamelaro destacou que, se o Brasil conseguir implementar todos os planos da Heineken Spin, poderá entregar boa parte dos resultados globais da empresa.
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