Sistema acelera buscas, melhora gestão de estoque e até envia produtos a domicílio, liberando funcionários para atender clientes em exames e cuidados estéticos
Uma nova etapa para o varejos farmacêutico brasileiro pode começar com a primeira unidade da S2 Farma, na Chácara Santo Antônio, zona sul de São Paulo. Com um espaço de 200 m², a loja tem estoques controlados por robôs, o que torna a busca por produtos mais veloz e a reposição automatizada. Outras vantagens são a redução de falhas humanas, corte de custos e liberação dos funcionários para um atendimento aos clientes mais caprichado.
Dessa forma, a loja-piloto terá mais condições de atuar com serviços, o que incluirá alguns exames, tratamentos de beleza e até consultas via telemedicina no local. A empresa quer que este seja o princípio de uma jornada ambiciosa. O plano de expansão prevê a abertura de 230 unidades em todo o país nos próximos cinco anos. Parceiros investidores seriam bem-vindos.
Tecnologia e inovação
O que mais desperta atenção são os robôs, que identificam as etiquetas eletrônicas dos produtos. Assim, promoções podem ser decididas em poucos minutos. Um sistema de câmeras monitora a reposição e manutenção dos estoques com mais facilidade, evitando desperdiçar espaço. Dessa maneira, as prateleiras ganham uma gama maior de produtos, o que soluciona um problema recorrente em qualquer varejo.
Se um produto estiver em falta, a distribuidora é acionada diretamente pelo sistema, garantindo a reposição em até 48 horas. A ferramenta permite até a entrega na casa do cliente. O robô dispensador de medicamentos também gerencia a validade dos produtos e os pedidos por aplicativo, reduzindo perdas financeiras e facilitando o controle de estoque – o que estiver mais próximo do vencimento sai primeiro.
Durante a compra, os clientes podem optar por atendimento virtual e autoatendimento, permitindo que os funcionários se concentrem em algum atendimento mais complexos. “Investimos bastante em treinamento para que os funcionários saibam lidar com os sistemas que instalamos. Também desenvolvemos um plano de carreira para que eles se aprimorem”, diz o diretor de operações, Pedro Paulo Frigério.
Experiência de compra e serviços adicionais
Entre os exames disponíveis na S2 estão o rastreamento de câncer de mama por meio da termografia de contato, utilizando a ferramenta Braster Pro, e o rastreamento cognitivo com o Altoida, tecnologia que ajuda a prever declínios cognitivos precoces.
A marca nascente também possui uma plataforma própria de telemedicina, permitindo que os médicos acessem o histórico clínico dos pacientes de forma integrada. Serviços de vacinação são oferecidos com o auxílio de realidade virtual, tornando o processo menos desconfortável.
No segundo andar da unidade, um espaço de beleza permite que os clientes utilizem pontos do programa de fidelidade para serviços como escova de cabelo. “A cliente pode utilizar os pontos que acabou de acumular em uma compra de produtos para o cabelo e trocá-los por uma escova ali mesmo, se houver disponibilidade”, explica Frigério.
Futuro
O plano de expansão da S2 Farma prevê a abertura de 230 unidades nos próximos cinco anos, com diferentes formatos de lojas. As maiores, chamadas de “Experience”, terão 400 m² e estarão localizadas em bairros nobres e shoppings, enquanto outros modelos variam em tamanho e localizações mais acessíveis.
Os executivos da S2 Farma estão em busca de investidores para viabilizar esse projeto. “Investimos bastante em treinamento e desenvolvimento de carreira para nossos funcionários, visando sempre a excelência no atendimento e a redução de impactos sociais”, afirma Frigério.
Uma resposta
Tive a experiência de conhecer a s2 farma e é impossível não se impressionar. Realmente Inovadora.