Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Ex-diretora da Americanas vai se entregar à PF

Anna Saicali deve se apresentar à polícia de Portugal na noite deste sábado (29) e embarcar para o Brasil, chegando no domingo (30)

Um dos alvos da Operação Disclosure, investigação da Polícia Federal (PF) que mira fraudes bilionárias na Americanas, Anna Christina Ramos Saicali deve deve se entregar às autoridades brasileiras neste domingo (30). O movimento foi autorizado pelo juiz Márcio Muniz Da Silva Carvalho, da 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, depois de pedido feito pela defesa da executiva.

Trata-se de uma solução consensual, conforme informou o magistrado, alinhada com a PF e com o Ministério Público Federal (MPF). “Na realidade, Anna Christina Ramos Saicali deve apenas se apresentar às autoridades portuguesas no aeroporto de Lisboa, sem ser detida, nem algemada, nem passar por qualquer tipo de constrangimento ou vexame, sendo apenas acompanhada pelas autoridades policiais até o seu embarque no voo de volta ao Brasil, e recebida pelas autoridades policiais brasileiras, às quais deverá entregar seu passaporte conforme requerido pelo Ministério Público Federal, submetendo-se apenas à medida cautelar de proibição de ausentar-se do país”, pontuou o magistrado, em decisão assinada na noite de sexta-feira (28).

Conforme o juiz, ao decretar a prisão preventiva da Saicali, ficou determinado que a presunção de fuga poderia ser desconstituída com a apresentação espontânea da Investigada às autoridades competentes, demonstrando sua real intenção de retornar ao Brasil. “Da forma proposta pela Autoridade Policial e pelo Ministério Público Federal, esse compromisso restará atendido com ‘menor ônus pessoal’ à investigada, que sequer terá que se submeter à audiência de custódia”, escreveu o juiz. Assim que Saicali se entregar, o seu nome deve ser retirado da lista de procurados da Interpol.

Ao lado do ex-CEO da Americanas, Miguel Gutierrez, Saicali foi alvo de mandado de prisão na operação que apura as fraudes contábeis da empresa que chegam em torno de R$ 25,2 bilhões. De acordo com a PF, a cúpula da empresa não “media esforços para enganar o mercado financeiro” por meio de fraudes contábeis que escondiam os resultados negativos da varejista e garantiam lucros aos seus diretores.

Soltura

Miguel Gutierrez foi liberado pelas autoridades espanholas neste sábado (29). Ele havia sido detido pela Interpol em Madri, na sexta-feira (28), após operação da PF no Brasil.

Segundo a defesa do ex-CEO da Americanas, o executivo se encontra em sua residência em Madri. “No mesmo endereço comunicado desde 2023 às autoridades espanholas”. E que vai se defender do que chama de “alegações originadas por delações mentirosas”, informou a nota da defesa.

O que MONEY REPORT publicou:

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.