Companhia quer facilitar a rastreabilidade pecuária em todo o Brasil
Processadora de proteína animal, a JBS lançou uma nova plataforma chamada “Cowbot” para consultas gratuitas sobre a situação socioambiental da cadeia de fornecimento de pecuaristas. O aplicativo está disponível via WhatsApp e pode ser utilizado por criadores que fornecem ou não para a JBS, facilitando a rastreabilidade da cadeia de fornecimento de terceiros.
Através de um chat interativo, a JBS oferece gratuitamente as informações que utiliza para rastrear sua própria cadeia de fornecimento. Os usuários podem compartilhar dados de geolocalização ou o número do Cadastro Ambiental Rural (CAR) da propriedade para realizar a consulta.
O que MR publicou
- JBS e Ital criam centro para aprimorar uso de colágeno
- Tomazoni descreve a potência global que é a JBS
O Cowbot verifica se a propriedade está em conformidade com critérios socioambientais, como ausência de desmatamento, localização fora de terras indígenas ou quilombolas, e sem embargos ambientais. A ferramenta também pode ser usada para verificar a conformidade de qualquer propriedade rural, incluindo compras de grãos e outras commodities agrícolas.
Desde seu lançamento no início do ano, o Cowbot recebeu mais de 2,6 mil acessos, com uma média de 533 solicitações de análises por mês até maio, resultando em aproximadamente 124 por semana e 21 por dia.
“A ferramenta foi desenvolvida para os nossos fornecedores fazerem uma consulta muito rápida e sem dificuldade. É mais uma ação de nossa estratégia de transparência e um convite para que o fornecedor direto faça o monitoramento da própria cadeia de fornecimento”, explica Fábio Dias, diretor de Pecuária da Friboi e líder de Agricultura Regenerativa JBS Brasil.
O objetivo da companhia é facilitar a rastreabilidade da cadeia de commodities em todo o território nacional, da mesma forma que a plataforma Pecuária Transparente. “E o mais importante: o pecuarista pode fazer tudo isso em apenas três minutos antes de comprar um gado”, observa o executivo.