Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

OpenAI lança buscador por IA

Com foco em informações em tempo real, SearchGPT quer rivalizar com o Google e o Perplexity. Protótipo será testado por 10 mil usuários

Mecanismo de busca baseado em inteligência artificial para fornecer informações em tempo real, o SearchGPT foi anunciou pela OpenAI, nesta sexta-feira (26). O novo recurso promete competir diretamente com gigantes como Google e Perplexity. O protótipo da ferramenta será testado em versão limitada para 10 mil usuários. A empresa planeja integrar o SearchGPT ao ChatGPT no futuro próximo.

Funcionamento

Ao iniciar a interação, o SearchGPT apresenta uma caixa de texto com a pergunta: “O que você está procurando?”. Diferente dos mecanismos de busca tradicionais que retornam uma lista de links, o sistema organiza e sintetiza as informações de forma clara e detalhada. Ao pesquisar por “festivais de música em Boone, Carolina do Norte, em agosto de 2024”, o SearchGPT fornece resumos dos eventos, seguidos por links de atribuição.

Outro exemplo inclui explicações sobre o plantio de tomates e as diferentes variedades da planta. Após os resultados iniciais, os usuários podem fazer perguntas adicionais ou explorar outros links relacionados pela barra lateral. O SearchGPT também conta com um recurso de “respostas visuais”, cujo funcionamento específico ainda não foi detalhado pela OpenAI.

Parceria e reação

O lançamento do SearchGPT representa um passo significativo para a OpenAI, que busca desafiar o domínio do Google no mercado de buscas. A competição se acirra, especialmente porque o Google tem incorporado recursos de IA em seu mecanismo para manter usuários. O SearchGPT também rivaliza com a startup Perplexity, criticada por supostamente plagiar conteúdo com seus resumos de IA.

A OpenAI ressaltou que o desenvolvimento do SearchGPT foi realizado em colaboração com diversos parceiros de notícias, incluindo The Wall Street Journal, The Associated Press e Vox Media, empresa-mãe do The Verge. A empresa garantiu que os editores terão controle sobre como seu conteúdo aparecerá nas buscas do OpenAI e poderão optar por não ter seu material utilizado para treinar os modelos da OpenAI.

Desafios e monetização

Os avanços rápidos da OpenAI trouxeram milhões de usuários para o ChatGPT, mas também aumentaram significativamente os custos operacionais da empresa. Estimativas recentes sugerem que os custos de treinamento e inferência de IA da OpenAI podem chegar a US$ 7 bilhões este ano. Durante a fase inicial, o SearchGPT será gratuito e, embora não haja anúncios no momento, a OpenAI terá que explorar modelos de monetização em breve para sustentar o serviço.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.