Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Indicador de emprego avança pelo segundo mês

Retomada acumula 6,6 pontos desde novembro. IAEmp melhorou 0,5 ponto no mês, com todos os componentes no positivo

Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) do FGV IBRE subiu 2,2 pontos em julho, para 81,6 pontos, maior nível desde setembro de 2022 (83,8 pontos). Na média móvel trimestral, o IAEmp avançou 0,5 ponto, divulgou nesta segunda-feira (5), a Fundação Getúlio Vargas Instituto Brasileiro de Economia (FGV Ibre).

“A alta em julho do indicador confirma sua trajetória positiva iniciada no final do ano passado. Mesmo com algumas oscilações, a retomada recente já acumula alta de 6,6 pontos desde novembro de 2023. Esse momento favorável do mercado de trabalho parece estar relacionado à recuperação da confiança dos setores cíclicos nesse semestre. Para os próximos meses, ainda é esperado dados positivos sobre mercado de trabalho, mas provavelmente em ritmo menos intenso, dado o cenário mais incerto sobre o ambiente macroeconômico, como fim da queda de juros e elevada incerteza econômica”, avaliou Rodolpho Tobler, economista do FGV Ibre.

Destaques do IAEmp

Em julho, nenhum dos sete componentes dos IAEmp tiveram contribuições negativas. A maior contribuição foi do indicador de Situação Atual dos Negócios de Serviços, com 0,6 ponto, seguidos dos indicadores de Situação Atual dos Negócios e Tendência dos Negócios da Indústria e de Emprego Previsto de Serviços, com 0,4 ponto.

(FGV)

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.