Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Vale e bancos limitam ganhos na semana

O Ibovespa fechou em baixa de 0,15% nesta sexta-feira (16), aos 133.953 pontos. Na semana, os ganhos são de 2,5%. O dólar caiu 0,25%, cotado a R$ 5,46 no encerramento. A desvalorização da moeda norte-americana perante ao real na semana é de 0,85%. O índice nacional interrompeu a sequência de oito sessões de ganhos com o mau desempenho dos bancos e da mineradora Vale. Na cena doméstica, o fim da temporada de balanços corporativos oxigenou o ânimo dos investidores. Além disso, o mercado reagiu aos dados econômicos e declarações do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. O Índice de Atividade Econômica, considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), avançou 1,37% em junho na comparação com maio, acima do esperado. O consenso era de alta de 0,50% no mês. Apesar do crescimento da economia ser positivo, o dado aumentou as incertezas sobre a trajetória da inflação — que está em 4,50% no acumulado de 12 meses, no teto da meta (de 3%) para este ano. Em evento, Campos Neto declarou que os dirigentes do BC estão preparados para elevar a Selic, caso necessário. Ele reafirmou que a autoridade monetária segue “muito incomodada” com a desancoragem de expectativas. O mercado segue na expectativa das indicações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o BC, sendo de três novos diretores e do Gabriel Galípolo, atual diretor de Política Monetária, à presidência da autoridade monetária a partir de janeiro de 2025. Nos Estados Unidos, as bolsas operaram voláteis, à medida que o mercado consolida as apostas de que o Federal Reserve (Fed) deve cortar os juros em setembro. Ao longo da semana, novos dados de inflação e do mercado de trabalho dissiparam os temores de recessão dos investidores e levaram a uma recuperação nas ações após a forte liquidação global da semana passada. Por lá, os investidores operaram em compasso de espera. Na próxima semana, o mercado ficará atento à ata da última reunião de política monetária do Fed e às perspectivas do presidente da autoridade monetária, Jerome Powell, sobre a economia dos EUA no simpósio de Jackson Hole — um encontro anual de autoridades de bancos centrais, para obter mais sinais sobre a trajetória dos juros.

As maiores altas foram das preferenciais da Panatlântica (22,18%) e TC (18,73%). As baixas, Infracommerce (-17,39%) e Dtcom (-14,96%). Das cinco ações mais negociadas, três apresentaram retração: Petz (9,28%), Hapvida (-3,39%), Cogna (-4,32%) e preferenciais do Bradesco (-1,25%). O volume negociado foi de R$ 28,63 bilhões.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.