O apresentador estava internado desde o dia 1º de agosto no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, com uma infecção
Ícone da TV brasileira, o apresentador Silvio Santos morreu aos 93 anos neste sábado (17). As informações foram confirmadas pelo próprio SBT, emissora que o “Dono do Baú” fundou há 42 anos.
O apresentador estava internado desde o dia 1º de agosto no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, com uma infecção. Semanas antes, ele esteve na unidade médica após diagnóstico de H1N1.
Silvio era casado com Iris Abravanel há 43 anos e pai de cinco filhas: Cíntia Abravanel (do relacionamento com Cidinha), Silvia, Daniela Beyruti, Patrícia, Rebeca e Renata.
De camelô no Rio de Janeiro à lenda viva da televisão brasileira. O apresentador era um dos maiores empresários do país, quiçá um dos mais relevantes comunicadores do mundo. Relembre a história de Silvio Santos.
Quem foi Silvio Santos?
Silvio Santos, nascido Senor Abravanel, é um dos nomes mais icônicos da TV brasileira, com uma carreira que se estende por mais de seis décadas. De origens humildes no Rio de Janeiro, onde trabalhou como camelô, ele se destacou como apresentador de rádio e TV, fundando o SBT em 1981. A trajetória de Silvio, marcada por inovações e apostas audaciosas, como a introdução do seriado “Chaves” e novelas mexicanas no Brasil, consolidou sua posição como um dos maiores empresários da mídia do país.
Além de seu sucesso na televisão, Silvio tentou a candidatura à presidência do Brasil em 1989, mas teve sua chapa impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral. Mesmo assim, sua influência e legado permanecem fortes, não apenas pelo SBT, mas também por sua habilidade em lançar e promover novos talentos na televisão.
Enterro
Por decisão da família, o velório do apresentador acontecerá em cerimônia fechada, apenas com a presença de familiares. A previsão é que o dono do SBT seja sepultado na manhã de domingo (18), no Cemitério Israelista do Butantan, em São Paulo. O empresário era judeu.
Reações
Lula
“Silvio Santos foi a maior personalidade da história da televisão brasileira, e um dos grandes comunicadores do país. […] A sua partida deixa um vazio na televisão dos brasileiros e marca o fim de uma era na comunicação do país”, destacou o presidente em publicação na rede X, o antigo Twitter.
Celso Portiolli
Apontado por muitos como o sucessor de Silvio, Portiolli disse que o Brasil perdeu uma ‘lenda’. Ele fez uma postagem no Instagram.
“Hoje, o Brasil perde não só um comunicador, mas uma lenda. Silvio Santos, o homem que revolucionou a televisão, se despede de nós e deixa um legado eterno. Fui abençoado em ter tido a oportunidade de aprender e crescer ao lado desse gênio da comunicação, que não só me deu uma chance, mas também me ensinou a sonhar grande. Minha gratidão será eterna, assim como seu impacto em cada lar brasileiro. Aos familiares, amigos e milhões de fãs que, assim como eu, se sentem órfãos neste momento, deixo meus mais profundos sentimentos. Descanse em paz, Silvio Santos. Você é e sempre será o maior. ???
Eliana
A apresentadora Eliana, que deixou o SBT este ano, publicou uma foto sorrindo ao lado de Silvio.
“É assim que quero me lembrar de você. Obrigada por todos os ensinamentos. Descanse em paz, amado mestre”, declarou, no Instagram.
Fátima Bernardes
A jornalista e apresentadora destacou que, mesmo sem conhecê-lo, era como se o conhecesse.
“Impossível falar de televisão e da história da comunicação no Brasil sem citar o nome dele. Silvio Santos morreu hoje aos 93 anos. Não cheguei a conhecê-lo, mas era como se conhecesse. Tinha o dom de falar com o público. De se fazer íntimo. Construiu um império, mas continuava ser o animador de auditório. Meu carinho pra família e pro seu imenso público”.
Maisa Silva
A atriz, apresentadora e ex-cantora Maisa Silva também prestou sua homenagem ao ex-patrão Silvio Santos, que cedeu espaço à jovem para apresentar um programa matinal durante a semana aos 5 anos.
“Nem nos meus melhores sonhos poderia imaginar que um dos maiores comunicadores da nação seria o meu patrão. Silvio deu asas para o meu sonho, que era apresentar um programa de TV. ‘Mas uma criança de 6 anos? Apresentar programa ao vivo? Fazer merchan lendo TP?’, para ele, nada disso era impossível.”, , cita trecho da homenagem publicada no Instagram.
Jair Bolsonaro
O ex-presidente Jair Bolsonaro também se manifestou sobre a morte do apresentador. Em comunicado breve, Bolsonaro destacou que Silvio Santos foi “um exemplo de alegria e empreendedorismo para todos nós”.
Embora tenha sido considerado um apoiador do bolsonarismo durante o governo de Jair Bolsonaro, Silvio Santos manteve boa relação com todos os presidentes eleitos desde a redemocratização do país. O apresentador sempre cedeu espaço em seus programas para receber líderes dos governos e outras figuras de destaque.
Emissora SBT
A emissora do apresentador também prestou homenagens.