A alta foi observada em diversos setores, com destaque para a indústria (+18,5%) e o comércio (+19,4%)
O Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs) trouxe boas notícias: o faturamento médio das pequenas e médias empresas brasileiras cresceu 13% em julho de 2024, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse resultado positivo marca o início do terceiro trimestre com um cenário otimista para o setor.
A alta foi observada em diversos setores da economia, com destaque para a indústria (+18,5%) e o comércio (+19,4%). A indústria, em particular, tem mostrado um desempenho consistente ao longo do ano, impulsionada por setores como impressão, fabricação de móveis e celulose. Já o comércio, após um período de retração, apresenta sinais de recuperação, especialmente no atacado.
Felipe Beraldi, economista e gerente de Indicadores e Estudos Econômicos da Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, explica que parte da diferença nos números se deve ao “efeito calendário” – foram 23 dias úteis em julho de 2024, contra 21 no mesmo mês de 2023. “Para diversos segmentos do mercado de PMEs, isso resulta em um faturamento mensal mais robusto, tornando a comparação desbalanceada”, comenta.
Sobre o índice
O IODE-PMEs é um índice criado pela Omie que acompanha a evolução do faturamento das pequenas e médias empresas brasileiras. A pesquisa analisa dados de mais de 150 mil clientes da plataforma, cobrindo diversos setores da economia.