Estado já registrou até agosto mais incêndios do que em 2023 e 2022 juntos, segundo a MetSul
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) de São Paulo divulgou boletim na manhã deste domingo (25) com informações sobre frente fria e chuvas no estado. Nesse sábado (24), o governo de SP chegou a registrar mais de 40 focos de incêndio e fumaça intensa em várias regiões. A atuação das equipes de combate ao fogo e as chuvas alteraram a situação e ainda à noite os focos já tinham caído pela metade.
Os focos de incêndio que atingiram São Paulo representam um aumento preocupante deste tipo de ocorrência. Até agosto, o estado acumulou mais registros de incêndios do que nos últimos dois anos anteriores juntos. Só neste mês, foram 3.175 focos registrados, maior volume já registrado desde o início da série histórica, há 26 anos. Segundo a MetSul Meteorologia, os dados mostram um quadro “absolutamente fora do normal e extraordinário”.
A previsão para hoje é de céu encoberto com chuva intermitente e sensação de frio. A temperatura mínima fica em 10°C e a máxima não supera os 14°C. Os índices de umidade do ar se mantêm elevados com os menores valores acima dos 75%, indicando melhora na qualidade do ar.
Segundo a equipe de meteorologia do CGE da Prefeitura de São Paulo, o ar gelado de origem polar derruba literalmente as temperaturas, principalmente entre o domingo e a próxima quinta-feira (29). A Defesa Civil Municipal decretou estado de alerta para baixas temperaturas a partir da madrugada de domingo (25).