Mercado aposta em corte de juros pelo Fed
A taxa de desemprego nos Estados Unidos registrou queda, atingindo 4,2% em agosto, conforme divulgado pelo Departamento de Estatísticas do Trabalho nesta sexta-feira, 6 de setembro. Durante o mês, foram criadas 142 mil novas vagas de emprego, um número abaixo das expectativas do mercado, que previa a abertura de 161 mil postos.
Com o resultado inferior ao esperado, cresce a expectativa de que o Federal Reserve (Fed), o banco central dos EUA, reduza a taxa de juros em 0,5 ponto percentual em sua próxima reunião, como forma de estimular a economia.
Os dados indicam que 7,1 milhões de pessoas continuam desempregadas no país. A queda de 0,1 ponto percentual na taxa de desemprego em relação a julho, quando o índice foi de 4,3%, reflete uma leve melhora no mercado de trabalho. Entretanto, em comparação a agosto de 2023, o desemprego estava em 3,8%, com 6,3 milhões de desempregados na época.
Entre os setores que mais contribuíram para a geração de empregos em agosto estão a construção civil, com a criação de 39 mil vagas, e o setor de saúde, com 31 mil novos postos. Por outro lado, a indústria apresentou queda no número de empregos, registrando um saldo negativo no mês.