A capital paulista superou cidades como Lahore, no Paquistão, e Kinshasa, na República Democrática do Congo
A cidade de São Paulo registrou, nesta segunda-feira (9), a pior qualidade do ar entre cerca de 100 grandes cidades ao redor do mundo, segundo o ranking da agência suíça IQAir. A avaliação é baseada no Índice de Qualidade do Ar (IQA), que mede a poluição em tempo real. A capital paulista superou cidades como Lahore, no Paquistão, e Kinshasa, na República Democrática do Congo.
A classificação é atualizada a cada hora, com base na mediana dos indicadores de todas as estações de monitoramento da cidade. Às 12h20 de hoje, São Paulo liderava o ranking, com a qualidade do ar sendo considerada “não saudável” para a população, assim como Lahore.
As 10 cidades com o ar mais poluído nesta segunda-feira (9):
- São Paulo, Brasil
- Lahore, Paquistão
- Jacarta, Indonésia
- Dubai, Emirados Árabes Unidos
- Kinshasa, República Democrática do Congo
- Doha, Catar
- Jerusalém, Israel
- Pequim, China
- Lima, Peru
- Santiago, Chile
Clima seco e incêndios
A poluição em São Paulo foi agravada pelas condições de clima seco e por uma onda de calor, que também elevou os riscos de incêndios no estado. Segundo a Defesa Civil Estadual, nove cidades paulistas apresentam focos ativos de incêndio. A Secretaria de Segurança Pública informou que 15 pessoas já foram presas por queimadas em vegetação.
De janeiro a agosto de 2024, o número de focos de calor no estado cresceu 386% em comparação com o mesmo período de 2023, afetando mais de 8 mil propriedades rurais. A Defesa Civil alertou a população sobre a necessidade de evitar práticas como queima de lixo e jogar bitucas de cigarro em áreas de vegetação.
O que MR publicou