Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Disputa pela prefeitura de SP esquenta com pesquisas divergentes

Enquanto Real Time Big Data mostra empate técnico entre Nunes, Marçal e Boulos, pesquisa Veritá aponta liderança de Marçal; agressão de Datena pode influenciar próximas sondagens

As eleições para a prefeitura de São Paulo seguem acirradas, com diferentes pesquisas apontando variações significativas entre os principais candidatos. De acordo com a pesquisa Real Time Big Data, divulgada nesta segunda-feira (16), o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) lidera com 24% das intenções de voto, enquanto Pablo Marçal (PRTB) e Guilherme Boulos (PSOL) aparecem empatados tecnicamente, ambos com 22%. A margem de erro é de três pontos percentuais, o que coloca os três candidatos em uma disputa equilibrada pela liderança.

Em outra pesquisa, realizada pela Veritá entre os dias 11 e 15 de setembro, também divulgada nesta segunda, Pablo Marçal surge na dianteira com 32,1%, seguido por Boulos com 26% e Nunes com 18,1%. Contudo, não houve influência de eventos recentes, como o incidente ocorrido durante o debate da TV Cultura, quando Datena, apresentador e também candidato pelo PSDB, agrediu Marçal com uma cadeirada.

O impacto desse episódio nas intenções de voto ainda é incerto, uma vez que a pesquisa da Veritá foi realizada antes do ocorrido, e a pesquisa Real Time Big Data não captou totalmente a reação do público. Contudo, o debate, seguido de agressão, pode ter um efeito determinante nas próximas pesquisas.

Além dos três líderes, Tabata Amaral (PSB) aparece com 9% na pesquisa Real Time e com 5,5% na Veritá, em empate técnico com Datena, que oscila entre 5,4% e 6%. Marina Helena (NOVO) permanece com 3% em ambas as sondagens, enquanto outros candidatos, como Altino Prazeres (PSTU), Bebeto Haddad (DC), João Pimenta (PCO) e Ricardo Senese (UP), não ultrapassam 1% cada.

Pesquisa Real Time Big Data em SP:
  • Ricardo Nunes (MDB): 24%
  • Pablo Marçal (PRTB): 22%
  • Guilherme Boulos (PSOL): 22%
  • Tabata Amaral (PSB): 9%
  • Datena (PSDB): 6%
  • Marina Helena (Novo): 3%
  • Outros: 1%
  • Nulo / branco: 6%
  • Não sabem / não responderam: 7%


Pesquisa Veritá em SP:
  • Pablo Marçal (PRTB): 32,1%
  • Guilherme Boulos (PSOL): 26%
  • Ricardo Nunes (MDB): 15%
  • Tabata Amaral (PSB): 5,5%
  • José Luiz Datena (PSDB): 5,4%
  • Marina Helena (NOVO): 3%
  • Bebeto Haddad (DC): 0,9%
  • João Pimenta (PCO): 0,2%
  • Altino Prazeres (PSTU): 0,2%
  • Ricardo Senese (UP): 0,1%
  • Indecisos: 3,6%.
  • Brancos e Nulos: 5%


Pesquisa Veritá espontânea em SP:

No levantamento espontâneo, 29,7% apontam que vão votar em Marçal. Boulos aparece com 22,8%, seguido por Nunes com 15,3%. Tabata aparece com 5,2%, enquanto Datena tem 2,3%. Cerca de 1,3% afirmaram que vão votar em branco ou nulo e 20,4% não escolheram nenhum nome.

  • Pablo Marçal (PRTB): 29,7%
  • Guilherme Boulos (PSOL): 22,8%
  • Ricardo Nunes (MDB): 15,3%
  • Tabata Amaral (PSB): 5,2%
  • Datena (PSDB): 2,3%
  • Marina Helena (NOVO): 2,1%
  • Bebeto Haddad (DC): 0,6%
  • João Pimenta (PCO): 0,1%
  • Altino Prazeres (PSTU): 0,1%
  • Ricardo Senese (UP): 0,1%
  • Ausente: 20,4%
  • Branco/Nulo: 1,3%


Segundo turno

No cenário de segundo turno, os resultados apontam para uma vitória de Ricardo Nunes contra Marçal (42% a 32%) ou Boulos (47% a 34%), segundo a Real Time Big Data. No entanto, no embate entre Boulos e Marçal, o resultado seria de um empate técnico (39% a 38%).

Pesquisa Real Time Big Data

Cenário 1: 

  • Guilherme Boulos (PSOL): 39%
  • Pablo Marçal (PRTB): 38%
  • Nulo/ Branco: 11%
  • Não sabe/ não respondeu: 12%

Cenário 2: 

  • Ricardo Nunes (MDB): 42%
  • Pablo Marçal (PRTB): 32%
  • Nulo/ Branco: 13%
  • Não sabe/ não respondeu: 13%

Cenário 3: 

  • Ricardo Nunes (MDB): 47%
  • Guilherme Boulos (PSOL): 34%
  • Nulo/ Branco: 10%
  • Não sabe/ não respondeu: 9%

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.