Enquanto Real Time Big Data mostra empate técnico entre Nunes, Marçal e Boulos, pesquisa Veritá aponta liderança de Marçal; agressão de Datena pode influenciar próximas sondagens
As eleições para a prefeitura de São Paulo seguem acirradas, com diferentes pesquisas apontando variações significativas entre os principais candidatos. De acordo com a pesquisa Real Time Big Data, divulgada nesta segunda-feira (16), o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) lidera com 24% das intenções de voto, enquanto Pablo Marçal (PRTB) e Guilherme Boulos (PSOL) aparecem empatados tecnicamente, ambos com 22%. A margem de erro é de três pontos percentuais, o que coloca os três candidatos em uma disputa equilibrada pela liderança.
Em outra pesquisa, realizada pela Veritá entre os dias 11 e 15 de setembro, também divulgada nesta segunda, Pablo Marçal surge na dianteira com 32,1%, seguido por Boulos com 26% e Nunes com 18,1%. Contudo, não houve influência de eventos recentes, como o incidente ocorrido durante o debate da TV Cultura, quando Datena, apresentador e também candidato pelo PSDB, agrediu Marçal com uma cadeirada.
O impacto desse episódio nas intenções de voto ainda é incerto, uma vez que a pesquisa da Veritá foi realizada antes do ocorrido, e a pesquisa Real Time Big Data não captou totalmente a reação do público. Contudo, o debate, seguido de agressão, pode ter um efeito determinante nas próximas pesquisas.
Além dos três líderes, Tabata Amaral (PSB) aparece com 9% na pesquisa Real Time e com 5,5% na Veritá, em empate técnico com Datena, que oscila entre 5,4% e 6%. Marina Helena (NOVO) permanece com 3% em ambas as sondagens, enquanto outros candidatos, como Altino Prazeres (PSTU), Bebeto Haddad (DC), João Pimenta (PCO) e Ricardo Senese (UP), não ultrapassam 1% cada.
Pesquisa Real Time Big Data em SP:
- Ricardo Nunes (MDB): 24%
- Pablo Marçal (PRTB): 22%
- Guilherme Boulos (PSOL): 22%
- Tabata Amaral (PSB): 9%
- Datena (PSDB): 6%
- Marina Helena (Novo): 3%
- Outros: 1%
- Nulo / branco: 6%
- Não sabem / não responderam: 7%
Pesquisa Veritá em SP:
- Pablo Marçal (PRTB): 32,1%
- Guilherme Boulos (PSOL): 26%
- Ricardo Nunes (MDB): 15%
- Tabata Amaral (PSB): 5,5%
- José Luiz Datena (PSDB): 5,4%
- Marina Helena (NOVO): 3%
- Bebeto Haddad (DC): 0,9%
- João Pimenta (PCO): 0,2%
- Altino Prazeres (PSTU): 0,2%
- Ricardo Senese (UP): 0,1%
- Indecisos: 3,6%.
- Brancos e Nulos: 5%
Pesquisa Veritá espontânea em SP:
No levantamento espontâneo, 29,7% apontam que vão votar em Marçal. Boulos aparece com 22,8%, seguido por Nunes com 15,3%. Tabata aparece com 5,2%, enquanto Datena tem 2,3%. Cerca de 1,3% afirmaram que vão votar em branco ou nulo e 20,4% não escolheram nenhum nome.
- Pablo Marçal (PRTB): 29,7%
- Guilherme Boulos (PSOL): 22,8%
- Ricardo Nunes (MDB): 15,3%
- Tabata Amaral (PSB): 5,2%
- Datena (PSDB): 2,3%
- Marina Helena (NOVO): 2,1%
- Bebeto Haddad (DC): 0,6%
- João Pimenta (PCO): 0,1%
- Altino Prazeres (PSTU): 0,1%
- Ricardo Senese (UP): 0,1%
- Ausente: 20,4%
- Branco/Nulo: 1,3%
Segundo turno
No cenário de segundo turno, os resultados apontam para uma vitória de Ricardo Nunes contra Marçal (42% a 32%) ou Boulos (47% a 34%), segundo a Real Time Big Data. No entanto, no embate entre Boulos e Marçal, o resultado seria de um empate técnico (39% a 38%).
Pesquisa Real Time Big Data
Cenário 1:
- Guilherme Boulos (PSOL): 39%
- Pablo Marçal (PRTB): 38%
- Nulo/ Branco: 11%
- Não sabe/ não respondeu: 12%
Cenário 2:
- Ricardo Nunes (MDB): 42%
- Pablo Marçal (PRTB): 32%
- Nulo/ Branco: 13%
- Não sabe/ não respondeu: 13%
Cenário 3:
- Ricardo Nunes (MDB): 47%
- Guilherme Boulos (PSOL): 34%
- Nulo/ Branco: 10%
- Não sabe/ não respondeu: 9%