Pesquisa é a primeira a ser realizada após o polêmico debate da TV Cultura, no qual Pablo Marçal foi atingido por uma cadeira arremessada por Datena
Uma nova pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (18), mostra um cenário de empate técnico triplo na disputa pela Prefeitura de São Paulo. Ricardo Nunes (MDB) lidera com 24% das intenções de voto, seguido por Guilherme Boulos (PSOL) com 23% e Pablo Marçal (PRTB) com 20%. As variações em relação à pesquisa anterior estão dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais, o que mantém a indefinição sobre quem está à frente.
Em comparação ao levantamento anterior, Boulos subiu 2 pontos percentuais, enquanto Marçal caiu 3 pontos. Nunes manteve a mesma pontuação. A pesquisa, encomendada pela TV Globo, ouviu 1.200 eleitores entre os dias 15 e 17 de setembro e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo SP-00281/2024. O nível de confiança é de 95%.
Impacto de evento no debate
Esta pesquisa é a primeira a ser realizada após o polêmico debate da TV Cultura, no qual Pablo Marçal foi atingido por uma cadeira arremessada pelo jornalista José Luiz Datena. O episódio chamou atenção nas redes sociais, mas aparentemente não teve grande impacto nos números da pesquisa, já que Marçal sofreu uma oscilação negativa pequena e permanece tecnicamente empatado com seus principais adversários.
Segundo turno
Nos cenários de segundo turno, a pesquisa revela que Ricardo Nunes venceria tanto Guilherme Boulos quanto Pablo Marçal. Em uma eventual disputa entre Boulos e Marçal, o resultado seria um empate técnico no limite da margem de erro. Confira os resultados detalhados dos possíveis cenários de segundo turno:
- Nunes x Boulos: Nunes teria 46% dos votos contra 35% de Boulos.
- Nunes x Marçal: Nunes venceria com 47%, enquanto Marçal ficaria com 27%.
- Boulos x Marçal: Boulos teria 42%, enquanto Marçal ficaria com 36%.
Intenções de voto espontâneas
Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Guilherme Boulos aparece com 15%, seguido de Pablo Marçal com 14% e Ricardo Nunes com 12%. Ainda assim, 49% dos eleitores declararam-se indecisos.
Rejeição e conhecimento dos candidatos
A pesquisa também avaliou o grau de rejeição dos principais candidatos. Boulos e Nunes tiveram suas rejeições ligeiramente reduzidas em comparação ao levantamento anterior, enquanto a de Marçal subiu 4 pontos percentuais. Veja os números de rejeição e conhecimento:
- Ricardo Nunes: 50% dos eleitores disseram que votariam nele, enquanto 37% afirmaram que não votariam de jeito nenhum.
- Guilherme Boulos: 37% disseram que votariam nele, enquanto 46% o rejeitam.
- Pablo Marçal: 36% afirmaram que votariam em Marçal, mas 41% disseram que não o escolheriam de forma alguma.