Empresa se une à GreenGasUSA para diminuir suas emissões de gases de efeito estufa
A JBS USA, divisão norte-americana da gigante brasileira de alimentos JBS, anunciou uma parceria com a GreenGasUSA, empresa especializada em biocombustíveis, para iniciar a produção de biogás em várias de suas fábricas de processamento de carne bovina e de frango nos Estados Unidos. O comunicado foi divulgado nesta quarta-feira (18).
A iniciativa faz parte da estratégia global da JBS de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa (GEE), em linha com projetos semelhantes já implementados pela empresa no Brasil e na Austrália.
Entre as principais medidas adotadas, a companhia está investindo em tecnologias de economia circular, que aproveitam os resíduos da produção animal para gerar energia renovável. A empresa, reconhecida como a maior produtora mundial de carne, não revelou o valor exato dos investimentos no projeto norte-americano.
No Brasil, a JBS já instalou sistemas de captura de metano em nove unidades da Friboi. Esses sistemas, por meio do tratamento de efluentes, são responsáveis pela produção de mais de 100 mil metros cúbicos de biogás diariamente, resultado de um investimento de R$ 54 milhões. Além disso, na Seara, sua unidade de alimentos processados e de carnes de frango e suína, a empresa tem promovido a instalação de biodigestores em fazendas integradas de suinocultura.
Esses biodigestores funcionam convertendo dejetos animais em gás metano, que é então utilizado para gerar energia elétrica.
Já na Austrália, a JBS inaugurou recentemente um sistema de bioenergia em sua unidade Beef City, em Toowoomba, Queensland, que utiliza o biogás gerado durante o tratamento de efluentes e resíduos orgânicos industriais. A empresa destinou R$ 35 milhões para essa operação, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade.
O que MR publicou