Sinal verde da agência americana renova esperança de pessoas cegas através do projeto Blindsight
Fundada pelo bilionário Elon Musk, a Neuralink desenvolve um novo implante cerebral, mas, desta vez, o chip busca restaurar a visão em pessoas cegas, através do projeto Blindsight. A tecnologia recebeu o selo de dispositivo inovador da Food and Drug Administration (FDA), nos Estados Unidos (EUA).
Por enquanto, não há previsão para que ocorram os primeiros testes em voluntários humanos com o novo chip de Musk que promete restaurar a visão. Segundo a agência Reuters, a FDA ainda não comentou sobre o endosso ao dispositivo.
O desenvolvimento deste novo chip no cérebro, o Blindsight, irá ocorrer de forma paralela ao dispositivo que ajuda pessoas com tetraplegia a controlar o cursor de um mouse com a mente. No momento, dois indivíduos convivem com a tecnologia, Alex e Noland, e ambos têm conquistado maior autonomia. Foi identificado um único defeito relacionado aos fios dos eletrodos, mas este foi corrigido.
“O dispositivo Blindsight, da Neuralink, permitirá que até mesmo aqueles que perderam os dois olhos e o nervo óptico consigam enxergar”, afirmou Elon Musk, em sua conta pessoal no X, na terça-feira (17).
A possibilidade de restaurar a visão com o chip estará conectada ao córtex visual do cérebro, ou seja, a área que processa as informações visuais no lobo occipital. “Desde que o córtex visual esteja intacto, ele [o chip] permitirá até mesmo que aqueles que são cegos de nascença enxerguem pela primeira vez”, comentou Musk.
“Para definir as expectativas corretamente, a visão será inicialmente de baixa resolução, como os gráficos do Atari, mas com o tempo tem o potencial de ser melhor que a visão natural e permitir que você enxergue em comprimentos de onda infravermelho, ultravioleta ou mesmo de radar, como Geordi La Forge”, completou.
Para entender, Geordi La Forge é um personagem do universo da série Star Trek. Ele nasceu cego, mas, ao usar um aparelho conhecido como Visor, conseguia enxergar melhor que os humanos. A principal diferença é que o Visor de Star Trek é uma espécie de arco prateado usado como óculos, enquanto o chip de Musk será internalizado (após uma cirurgia) e ficará invisível.