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eVTOL da EHang faz primeiro teste sem passageiros no Brasil

Voo experimental no interior de São Paulo foi autorizado pela Anac. A previsão é que aeronaves autônomas estejam liberadas para operar em 2025

A aeronave elétrica autônoma para passageiros capaz de pousos e decolagens verticais (eVTOL) da EHang completou seu primeiro teste no Brasil, nesta sexta-feira (20). O eVTOL EH216-S da EHang foi autorizado a fazer procedimentos experimentais sem passageiros pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O voo foi programado antecipadamente e monitorado em tempo real.

O teste ocorreu no município de Quadra, a 80 quilômetros de São Paulo. O drone de fabricação chinesa obteve seu Certificado de Autorização de Voo Experimental (Cave) e se aproxima da liberação para operações comerciais, assim como seus concorrentes, em um movimento global de aprovação que deve mudar a mobilidade aérea nas grandes cidades.

Decolagem

“Desde o final do ano passado, quando trouxemos o eVTOL EH216-S, sonhamos com o momento em que finalmente veríamos a aeronave decolar no Brasil. Esse dia chegou e estou feliz pelo futuro da mobilidade aérea urbana”, diz Adriano Buzaid, CEO da Gohobby, a representante brasileira.

Desde dezembro de 2023 a Gohobby apresenta o carro voador ao público brasileiro. O comandante Jeovan Alencar foi o primeiro brasileiro a operar esse tipo de aeronave remotamente. Cerca de 60 pessoas acompanharam os dois voos. O primeiro teve a duração de 6 minutos e percorreu 1,7 mil metros. O segundo, 3m minutos e 20 segundos e a distância de 700 metros.

De acordo com uma pesquisa da MundoGeo, o Brasil é o terceiro maior mercado para eVTOLs no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Grandes metrópoles como São Paulo e áreas remotas poderiam se beneficiar de serviços de Mobilidade Aérea Urbana (UAM).

“Estamos muito ansiosos para uma colaboração bem-sucedida com a Anac, a Decea [Departamento de Controle do Espaço Aéreo] e a Gohobby para tornar a UAM uma realidade no Brasil em breve”, diz José Ignacio Rexach, diretor comercial da EHang para Europa e América Latina.

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Imagens

Características

  • Tripulação: Nenhuma (autopilotada)
  • Capacidade: 2 adultos e alguma bagagem (até 260 kg)
  • Comprimento: 5,61 m
  • Altura: 1,76 m
  • Motor: 16 motores elétricos movendo um conjunto de 16 rotores de hélices duplas em 8 eixos
  • Baterias: 12 baterias independentes que produzem 117kWh (menos que o consumo médio de uma residência brasileira: 152,2 kWh/mês)

Desempenho

  • Velocidade máxima: 160 km/h (99,4 mph/86,4 nós)
  • Velocidade de cruzeiro: 96,5 km/h (60mph/52 nós)
  • Velocidade mínima de controle: 70 km/h (43,5 mph/37,8 nós)
  • Alcance: 32 quilômetros (17,27 mn)
  • Tempo de voo: 21 minutos
  • Teto de serviço: até 3.000 metros do nível do mar
  • Voos: até 600 metros do solo

Funcionalidades

  • Painel do passageiro: tela de 30,5 cm (12 pol.)
  • Janelas: amplas e frontais
  • Portas: 2 portas asas de gaivota
  • Trem de pouso: pás fixas sob a fuselagem
  • Segurança: propulsão elétrica distribuída (DEP) redundante. Se um ou dois motores ou hélices falharem ou mais, o sistema compensa e busca uma área de pouso previamente mapeada
  • Sobre as cidades: os trajetos serão aprovados digitalmente por meio de planos de voos emitidos pelas autoridades aeronáuticas. Ninguém decolará sem autorização do centro de tráfego aéreo local
  • GPS: todos os trajetos serão mapeados e referenciados previamente
  • Controle: além do monitoramento de tráfego aéreo, que emite orientações aos Centros de Controle de Comando da EHang, a empresa monitora obstáculos à segurança nos trajetos e os informes meteorológicos

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