Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Indústria verde; empréstimo para mulheres; GSK inclusiva

Boletim de MONEY REPORT sobre questões ambientais, sociais e de governança no mundo dos negócios

Maioria das indústrias aplicaram práticas ambientais

Em 2023, 89,1% (8.758) das 9.827 empresas industriais com 100 ou mais empregados implementaram pelo menos uma iniciativa ou prática ambiental em recursos hídricos, resíduos sólidos, eficiência energética, reciclagem e reuso, uso do solo e emissões atmosféricas. Segundo o IBGE), as iniciativas relacionadas aos resíduos sólidos e reciclagem e reuso foram as mais apontadas, respectivamente, por 79,6% e 75,1% das empresas. A eficiência energética e os recursos hídricos aparecem na sequência, onde mais da metade das empresas apontaram ter tais iniciativas e práticas (respectivamente, 61,5% e 57,1%). As emissões atmosféricas e o uso do solo aparecem como as iniciativas menos utilizadas.

Na ONU, Tarciana Medeiros conta que BB emprestou R$ 200 bi para mulheres

Salário justo, igualdade de remuneração entre homens e mulheres e atenção às iniciativas que já dão resultado: em um dos pontos altos da programação do SDGs in Brazil 2024, encontro promovido pelo Pacto Global – Rede Brasil na sede da ONU, em Nova York, o bate-papo entre Ana Fontes, CEO da Rede Mulher Empreendedora, e Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil, trouxe reflexões sobre caminhos que têm se mostrado assertivos para o enfrentamento das disparidades no mercado de trabalho. Para ilustrar como o banco tem atuado para que a diversidade se reflita em todas as camadas, Tarciana compartilhou os resultados da plataforma Mulheres no Topo, iniciativa lançada em março de 2023, que uniu, em um hub, parceiros, benefícios e conteúdo para apoio a empreendedoras. “Com uma estratégia de comunicação voltada para todos os perfis de mulheres, nos últimos vinte meses, elevamos em 41% o volume absoluto de crédito concedido para elas. O que significa mais de R$ 200 bilhões”, comemorou.

_______________________________________________________

_______________________________________________________

Impacto ESG no varejo caiu 7%

O score de impacto ESG caiu de 50% em 2023 para 43% em 2024, representando uma queda de 7% na importância dessas práticas no comportamento de compra dos consumidores brasileiros. A constatação foi feita pela Mosaiclab no estudo “Impacto do ESG no Varejo 2024”, conduzido em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV). O estudo analisou 2.990 ocasiões de compra em 10 categorias, todas apresentando quedas. As mais significativas foram em papelaria, com uma redução de 10 pontos; alimentação, com uma queda de 9 pontos; e material de construção, que também diminuiu 9 pontos.

JBS firma produzirá biogás nos EUA

A JBS USA, divisão norte-americana da gigante brasileira de alimentos JBS, anunciou uma parceria com a GreenGasUSA, empresa especializada em biocombustíveis, para iniciar a produção de biogás em várias de suas fábricas de processamento de carne bovina e de frango nos Estados Unidos. A iniciativa faz parte da estratégia global da JBS de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa, em linha com projetos semelhantes já implementados pela empresa no Brasil e na Austrália. Entre as principais medidas adotadas, a companhia está investindo em tecnologias de economia circular, que aproveitam os resíduos da produção animal para gerar energia renovável. A empresa, reconhecida como a maior produtora mundial de carne, não revelou o valor exato dos investimentos no projeto norte-americano.

_______________________________________________________

_______________________________________________________

GSK Brasil lança programa de apoio a pessoas trans e não-binárias

A gigante farmacêutica britânica GSK lançou seu Programa de Apoio a Pessoas Trans e Não-Binárias, disponibilizado para todos os funcionários (ativos ou aposentados), estagiários, aprendizes e seus dependentes legais. Ele inclui apoio social, médico e psicológico com uma equipe multidisciplinar e continuamente treinada, que presta todo o suporte necessário, bem como acompanhamento à distância e garantia de confidencialidade. Com a iniciativa, a GSK espera não apenas aumentar a representatividade de pessoas trans e não-binárias em sua equipe, mas também inspirar outras empresas a adotarem práticas inclusivas semelhantes.

PagBank e G10 Favelas inauguram projeto de capacitação em Paraisópolis

Com foco na empregabilidade, o PagBank, em parceria com a Konecta e a ONG G10 Favelas, inaugurou o G10 Atende. O projeto tem como objetivo capacitar profissionais de Paraisópolis, na Zona Sul da capital paulista, para atuar no atendimento aos clientes do banco digital, em uma central construída para operar dentro da comunidade. O PagBank e o G10 realizam ações conjuntas com certa frequência. Nos últimos anos, foram desenvolvidos projetos como o G10 Tech e o Vai Na Web, ambos voltados ao treinamento e à capacitação de jovens de comunidades. Nesta parceria com a Konecta, o projeto envolve a contratação de pessoas selecionadas pelo time do G10 Favelas, em Paraisópolis, e treinadas em conjunto com a Konecta para atuarem no atendimento ao cliente.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.