Em descomissionamento, a P-19 pendeu acidentalmente durante manobra neste sábado (21). Unidade teve acidente com morte em 2022
A Petrobras informou que a plataforma de petróleo P-19, localizada no Campo de Marlim, na Bacia de Campos, está estável e em segurança. A unidade se inclinou acidentalmente durante uma manobra de estabilidade realizada às 12h deste sábado (21). A plataforma está em mar aberto, a 179 quilômetros do litoral da cidade fluminense de Campos, no Campo de Marlim, segundo informou a companhia.
De acordo com a estatal, ninguém ficou ferido e não houve qualquer dano ao meio ambiente. A Petrobras informou que a situação foi rapidamente normalizada. “Atualmente, a unidade marítima está em processo de descomissionamento, após o encerramento da sua atividade produtiva. A Petrobras informou às autoridades competentes e instalou comissão técnica para investigar as causas da ocorrência”, informou a estatal, por meio de nota.
Não foi o primeiro acidente na unidade. Em 2 de agosto de 2022 a P-19 teve um acidente que resultou na morte de um caldeireiro (Patric Carlos, então com 37 anos), após inalar CO2 na sala do motogerador na plataforma. Esse equipamento é usado para produzir energia de emergência para garantir o funcionamento dos principais equipamentos da embarcação. O motogerador ficava em um espaço fechado para que, em caso de incêndio, as chamas fossem debeladas mais rapidamente.
A estatal informou as autoridades e iniciou as investigações sobre o ocorrido.