Investimento de R$ 1,1 bilhão fará a Inglaterra perder força na produção do chocolate sucesso de vendas
MONEY REPORT elegeu como A Tacada a inauguração, no interior de São Paulo, da nova e expandida linha de produção do KitKat. A Nestlé promete que o município de Caçapava abrigará a maior fábrica global do famoso wafer coberto por chocolate ao leite. O movimento quer expandir em dois dígitos a receita da empresa no país. Há boas razões para tanto. O Brasil é o terceiro maior consumidor do KitKat, atrás da China e dos Estados Unidos.
Liderado pelo CEO da Nestlé Brasil, Marcelo Melchior (na imagem), o aporte inicial foi de R$ 300 milhões, mas a previsão é que o parque industrial de Caçapava receba até R$ 1,1 bilhão. O montante faz parte do plano de R$ 8,5 bilhões que a Nestlé planeja injetar no Brasil até 2026 – dos quais R$ 2,5 bilhões serão destinados à produção da ração animal Purina.
“Nossos esforços estão direcionados para expandir a capacidade de produção das operações, inovar e renovar nosso portfólio, fomentar a agricultura regenerativa entre os produtores das nossas principais cadeias, desenhar embalagens para aumentar a circularidade e garantir eficiência nas operações, o que inclui eliminação de resíduos e uso racional de energia e água, por exemplo”, afirmou Melchior.
Hoje, o país que mais produz KitKat é a Inglaterra, onde foi criado pela pela Rowntrees, em 1935. Desde 1999 a marca está com a Nestlé – menos nos Estados Unidos, onde é produzido pela Hershey’s. No mercado brasileiro há mais de 10 anos, quando a fábrica de Caçapava atingir sua plena capacidade, a produção na Inglaterra deve ser superada com alguma folga.
Os planos não param com a abertura da quarta linha de produção. A unidade já é a segunda maior em volume da companhia e, em 2025, vai se tornar a primeira em chocolates – posto hoje ocupado pela fábrica da Garoto, em Vila Velha (ES). “Esta [nova] fábrica é referência mundial em transformação digital e indústria 4.0, um polo de desenvolvimento de soluções de tecnologia criadas em parceria com universidades e startups brasileiras”, destacou Melchior.
Além de ser vendido em supermercados e outros nichos do varejo, o KitKat também pretende fechar 2024 com três lojas oficiais Chocolatory. Uma delas já foi inaugurada no Shopping Cidade São Paulo, na Avenida Paulista. O investimento que promete uma experiência de degustação do chocolate é de R$ 10 milhões.