Contrato para dois C-390 é avaliado em 11,3 bilhões de coroas tchecas, o equivalente a US$ 493 milhões
O governo da República Tcheca anunciou nesta quarta-feira (2) que fechou acordo para compra de duas aeronaves de transporte militar Embraer C-390 Millenium (imagem projetada), conforme o esperado. A ministra da Defesa do país, Jana Cernochova, afirmou a aquisição está avaliada em 11,3 bilhões de coroas tchecas, o equivalente a US$ 493 milhões.
Em nota, a companhia brasileira informou que o acordo estratégico fortalece a relação com a República Tcheca – e com os demais parceiros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). “Estamos muito satisfeitos em ampliar nossa cooperação com a República Tcheca, uma nação com um rico histórico em defesa e no setor aeroespacial. A Aero Vodochody, a LOM Praha e as universidades locais são parceiros essenciais. Temos expectativa em trabalhar juntos e em contribuir para o crescimento do setor aeroespacial tcheco”, afirmou José Gustavo, vice-presidente de Vendas e Desenvolvimento de Negócios da Embraer Defesa & Segurança para Europa e África.
Empresa estatal de manutenção, a LOM Praha se beneficiará de uma troca de conhecimento na manutenção da aeronave C-390, preparando seus técnicos para a execução de atividades de manutenção básica e intermediária, e possibilitando a integração da empresa na gestão do ciclo de vida do aparelho. Além disso, o acordo permitirá que as empresas explorem outras oportunidades em serviços e suporte para o C-390, abrindo caminho para uma possível parceria de longo prazo.
O cargueiro já foi adquirido por Brasil (22), Áustria (4), Coreia do Sul (quantidade indefinida), Holanda (5), Portugal (5), Hungria (2) e República Tcheca (2). Destes, os quatro último integram a Otan, onde o C-390 substitui o turboélice quadrimotor Hércules C-130, cujo projeto é dos anos 1950.
Além dos 40 pedidos e intenções de compra, Argentina, Bolívia, Colômbia, Egito, Emirados Árabes, Itália, Índia, Polônia e Suécia já demonstraram interesse, o que abre espaço para no mínimo mais 50 vendas, já que os atuais compradores devem fechar novos pedidos.
O que MR publicou
- África do Sul avalia compra do cargueiro C-390
- Hungria recebe primeiro Embraer C-390
- Embraer entregou 181 aviões em 2023
- Coreia compra cargueiro C-390 da Embraer
- Embraer negocia cargueiros C-390 com tchecos
- Embraer aceita reduzir encomenda da FAB sobre KC-390
- Embraer prepara KC-390 às exigências militares dos EUA