Fundada por Luiza Helena Trajano, organização mostra a amplitude de suas ações em uma década. Do interior do Amapá a Berlim, passando pela África, elas lutam contra a violência e pela independência financeira
Neste outubro o Grupo Mulheres do Brasil celebra seus 11 anos na promoção da diversidade, equidade de gênero e do protagonismo feminino. As áreas de atuação são educação, saúde, igualdade racial, combate à violência, empreendedorismo e inclusão no mercado de trabalho. Fundado por Luiza Helena Trajano, empresária e presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, a entidade reúne mais de 127 mil integrantes espalhadas por mais de 150 núcleos em todos os estados brasileiros e no exterior.
Além dos principais projetos desenvolvidos ao longo do último ano, o Relatório de Atividades e Impacto oferece uma visão das ações realizadas nos últimos 10 anos. Os números são poderosos e mostram que o grupo se consolidou como uma força na construção de um Brasil mais justo e inclusivo.
O relatório também apresenta depoimentos de parceiros locais e internacionais, além de destacar projetos como o Mulheres de Sucesso. Iniciado em Recife, o programa foi expandido em 2024 para a Europa e África. A iniciativa apoia mulheres empreendedoras e promove a inclusão produtiva de microempreendedoras em situação de vulnerabilidade.
Expansão e impacto global
- O grupo reportou 205 projetos em 2023, a maioria no Brasil, impactando diretamente 943,7 mil pessoas;
- Hoje, há 155 núcleos em 23 países, alcançando 126 mil mulheres.
Combate à violência contra mulheres e meninas
- Uma das causas principais, com 32 projetos e 209 mil pessoas alcançadas. O grupo atua na conscientização, prevenção e assistência às vítimas, além de promover a autonomia financeira para mulheres em situação de vulnerabilidade.
Igualdade Racial e Empreendedorismo
- O programa Aceleradora de Carreiras, desde 2017, apoia mulheres negras na ascensão a cargos de liderança, com 1.500 aceleradas e 58% alcançando progresso profissional.
- Projetos como o “Fundo Dona de Mim” e “Mulheres de Sucesso” apoiam microempreendedoras em situação de vulnerabilidade, proporcionando acesso a crédito e capacitação.
- Iniciativas em locais como Berlim e Recife, somadas a capacitações e mentorias, já alcançaram mais de 5 mil pessoas.
Projeto Unidos pela Vacina
- Iniciado em 2021, continua ativo em regiões como Amapá e Acre, com iniciativas de conscientização e mobilização para aumentar a cobertura vacinal contra a covid-19.
Sustentabilidade e ações ambientais
- O grupo promove a consciência ambiental com projetos como o Dia Mundial da Limpeza, que envolveu 37 núcleos e coletou mais de 4,4 mil quilos de resíduos. Também desenvolve iniciativas como o “Eu Sou Uma em 1 Milhão”, que vai plantar 1 milhão de árvores em Franca, interior de São Paulo.
Educação e saúde
- Programas como o “Programa de Alfabetização Emocional” e “Saúde-Se” buscam promover o bem-estar físico e emocional. Além disso, o grupo contribui para a educação básica e promove programas voltados ao empoderamento e desenvolvimento de jovens em situação de risco.
“Esse relatório é uma celebração do nosso compromisso com a transformação social. Ele mostra o quanto podemos alcançar quando nos unimos em prol de uma causa comum”, afirma Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil.
A CEO Alexandra Segantin completa: “Ao longo de 11 anos construímos um legado de engajamento e empoderamento feminino. Nosso maior desejo é que os valores que nos guiam inspirem futuras gerações”.