Aeronave conceito promete operar de modo autônomo, com combustíveis sustentáveis (SAF) e comodidades tecnológicas. Não há planos para produção
A brasileira Embraer apresentou seu novo avião conceito: o primeiro aparelho de passageiros pilotado por inteligência artificial capaz de operar de forma totalmente autônoma. O design inovador foi revelado durante a National Business Aviation Association (NBAA), em Orlando, Flórida. O avião é desenvolvido em parceria com a canadense Bombardier e ainda não teve seu nome apresentado. Não há planos imediatos para a produção.
A aeronave possui uma cabine dividida em três zonas distintas, proporcionando aos passageiros uma experiência de voo inédita hoje, que inclui a possibilidade de sentarem-se no cockpit, área reservada aos pilotos.
As linhas externas também fogem do tradicional. Em vez de motores nas asas ou nas laterais da cauda, foram posicionados verticalmente com entradas de ar no alto e nas laterais da fuselagem. Os estabilizadores vertical e horizontais foram substituídos por duas estruturas em V.
A Embraer destacou a sustentabilidade como um dos pilares do projeto, sugerindo que o avião pode ser alimentado por combustíveis sustentáveis de aviação (SAF), eletrificação ou até mesmo hidrogênio. Além disso, a aeronave conta com janelas interativas, equipadas com telas sensíveis ao toque, oferecendo uma experiência futurista aos passageiros.
Apesar de não haver confirmação sobre a produção desse avião autônomo, a Embraer deixou claro que o objetivo principal do conceito é impulsionar a inovação no setor. “O jato não tem sido ativamente desenvolvido desde o lançamento inicial da ideia”, afirmou a empresa, reforçando que o propósito é explorar novos limites na aviação.