Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

X volta a funcionar

As principais operadoras do país, incluindo Claro, Vivo, Tim e Oi, restabeleceram o acesso aos usuários por volta das 12h30 desta quarta (9)

Após 40 dias fora do ar, a rede social X (antigo Twitter) voltou a funcionar plenamente no Brasil nesta quarta-feira, 9 de outubro. O retorno ocorreu por volta das 12h30, quando as principais operadoras do país, como Claro, Vivo, Tim e Oi, liberaram o acesso aos usuários. Entre as tendências do dia no site, destacam-se expressões como “LIBERDADE CANTOU”, “Alexandre de Moraes” e “COMO É BOM ESTAR DE VOLTA”.

A suspensão da plataforma se deu em cumprimento às determinações do Supremo Tribunal Federal (STF), impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, após o bilionário Elon Musk descumprir leis brasileiras e se recusar a indicar um responsável legal no país. A situação se arrastou até que, 18 dias após o bloqueio, Musk finalmente indicou representantes legais e anunciou que pagaria as multas impostas pelo ministro.

Na última sexta-feira (4), Musk fez um depósito de R$ 28 milhões, mas o valor foi erroneamente enviado a uma conta errada. Na segunda-feira, 7 de outubro, um novo depósito no mesmo valor foi realizado na conta correta.

Com o cumprimento das exigências, Moraes solicitou uma manifestação à Procuradoria Geral da República (PGR), que, em resposta, pediu a liberação da plataforma. Na noite de terça-feira, 8 de outubro, o ministro emitiu uma nova decisão autorizando a operação do X, levando a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a notificar os provedores para restabelecer o acesso.

Em sua conta oficial no X, a plataforma expressou seu orgulho por retornar ao Brasil, afirmando que continuará a defender a liberdade de expressão dentro dos limites da lei. “Proporcionar a dezenas de milhões de brasileiros acesso à nossa plataforma indispensável foi prioridade durante todo esse processo”, declarou a nota oficial.



Confira a cronologia da disputa desde agosto

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.