Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Moraes não violou a Lei da Gravidade ao liberar o X

Nos últimos dias circula um vídeo absurdo com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), “levitando” após anunciar a liberação do acesso à plataforma X (antigo Twitter) no Brasil. As imagens viralizaram e foram escolhidas a Fake da Semana de MONEY REPORT.

As checagens de fato conduzidas por plataformas especializadas em desinformação apontaram que o vídeo é totalmente falso – sim, o ministro não quebrou a Lei da Gravidade. O material foi manipulado digitalmente, com o uso de técnicas de edição de vídeo para criar a ilusão de que Moraes estaria “levitando” durante uma coletiva de imprensa.

O episódio teria ocorrido logo após o ministro Alexandre de Moraes decidir pela suspensão de uma ordem anterior que bloqueava o acesso à rede social X no Brasil. A decisão foi motivada pela série de violações às políticas de discurso de ódio e desinformação na plataforma. Após provocações, ajustes, diálogo e pagamentos de multas, o serviço foi restabelecido.


A origem do vídeo

O conteúdo foi compartilhado inicialmente em plataformas de mensagens e redes sociais como um vídeo curto, sem legenda ou contexto. Logo, diversas versões surgiram, algumas até com trilhas sonoras e comentários sarcásticos. A viralização foi rápida, com o vídeo sendo repostado por perfis de vários espectros políticos, indo do deboche às teorias de conspiração.

Checagens e verificação

Técnicos explicaram que o vídeo original, em que Alexandre de Moraes aparece de pé e sem qualquer “levitação”, foi alterado digitalmente. A adição de efeitos visuais e a sincronização com os movimentos naturais do ministro fizeram com que o conteúdo enganasse ingênuos.

Além disso, especialistas em tecnologia indicaram que o efeito de “levitação” provavelmente foi criado com softwares de edição de vídeo avançados, que permitem manipular o ambiente e as ações de pessoas com relativa precisão. Apesar da qualidade, o conteúdo foi rapidamente desmascarado por análise frame a frame, que revelou inconsistências nas sombras e nos movimentos do corpo de Moraes, que segue se deslocando por aí com a necessidade de manter os pés no chão.

Imagem original do ministro do STF

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.