Em entrevista exclusiva a Money Report, o cientista político Carlos Pereira, da Fundação Getúlio Vargas, diz que a possível condenação de Lula a nove anos e seis meses de prisão deixará a esquerda livre do protagonismo do PT e a insistência do partido por sua candidatura poderá facilitar a vitória de um candidato de centro à Presidência da República. Confira a íntegra :
MONEY REPORT – O que o julgamento do ex-presidente Lula representa na história recente do Brasil?
Representa uma resposta institucional e política muito clara de que políticos que se comportam de forma corrupta podem sofrer punição judicial. O julgamento é um marco histórico e será um coroamento de um movimento que é sem volta, do fortalecimento das instituições. Será um sinal incrível de que os políticos não podem fazer tudo o que querem.
Qual a importância do julgamento para os rumos das eleições deste ano?
Ainda é cedo para fazer previsões eleitorais. Imagino que, se o Tribunal (TRF-4) confirmar a condenação, será uma espécie de liberação tardia dos outros partidos da esquerda para construir alternativas. O PT vai perder o protagonismo que tem desde 1989, terá a maior punição eleitoral em 2018 e tende a se transformar em partido médio ou pequeno.
A confirmação da condenação pode fazer Lula e o PT optarem por outro nome?
Não sei se o PT vai fazer isso e mesmo assim será uma decisão tardia. Também diminui as chances de a legenda ter papel aglutinador. Uma vez punido, não acredito que Lula terá poder de fogo para transferir votos, como ocorreu com Dilma em 2010 e 2014.
O que poderá acontecer conforme os seguintes cenários: Lula absolvido, Lula condenado por unanimidade e Lula condenado por 2 votos a 1?
Acho muito pouco provável que Lula seja absolvido. A quantidade de evidências contra ele são robustas. Será uma frustração imensa se isso acontecer e irá na contramão do que a sociedade está querendo. A condenação de Lula talvez seja o melhor cenário para a esquerda. Lula é um peso que o PT e a esquerda poderão ficar livres. A estratégia de manter a candidatura dele será um erro e pode tornar a eleição mais fácil para uma candidatura de centro. O eleitor não vai agir de forma diferenciada se o placar for 3 a 0 ou 2 a 1. Punição é punição.
O resultado do julgamento pode desencadear conflitos mais graves pelo País?
Zero. Só vai estar na rua manhã quem depende da estrutura partidária do PT. A classe média não vai se manifestar favorável a Lula. Então as chances de conflitos são restritas. Vai ser um dia normal em que a Justiça vai cumprir o seu papel.