Iniciativa antecipa a agenda do Banco Central e começa a ser testada em estabelecimentos de Brasília e São Paulo
O Banco do Brasil, em colaboração com a Cielo, deu início ao lançamento do Pix por aproximação, trazendo mais uma inovação para o mercado de pagamentos no Brasil. A novidade, em fase de teste, está disponível inicialmente para um grupo de correntistas em estabelecimentos comerciais habilitados em Brasília e São Paulo.
“O pagamento por aproximação caiu no gosto dos brasileiros, como podemos ver nas transações de cartões. Trazer essa experiência para o Pix permite que o cliente opte pela forma de pagamento que preferir”, afirmou Pedro Bramont, diretor de soluções em meios de pagamentos e serviços do BB, em nota oficial.
Essa iniciativa do Banco do Brasil antecipa a agenda do Banco Central, que prevê a implementação oficial do Pix por aproximação a partir de fevereiro de 2025. Para utilizar a funcionalidade, os clientes devem acessar o aplicativo do banco, selecionar a opção “Pix por aproximação”, realizar a autenticação biométrica ou digitar a senha de login e, em seguida, aproximar o celular da maquininha Cielo, seguindo o mesmo processo utilizado com carteiras digitais e cartões físicos. Para pagamentos acima de R$ 200, é necessário inserir a senha transacional.
Estanislau Bassols, CEO da Cielo, destacou o valor da inovação para o setor varejista. “De acordo com uma pesquisa recente realizada pela Cielo, a adoção de novas tecnologias no varejo e a rapidez para concluir transações são atributos valorizados por comerciantes”, afirmou.
O lançamento faz parte de uma série de inovações anunciadas pela Cielo desde sua saída da bolsa de valores, incluindo a introdução do “tap on phone” — tecnologia que permite que smartphones funcionem como maquininhas de cartão.
Outros bancos também estão se adiantando à agenda do Banco Central em relação ao Pix. O Santander, por exemplo, começará a permitir que empresas utilizem o Pix Automático como forma de pagamento a partir de novembro, com lançamento oficial previsto para junho de 2025.