Publicitário é responsável por propagandas icônicas
Washington Olivetto, um dos maiores publicitários do Brasil, morreu neste domingo (13) aos 73 anos de falência múltipla de órgãos. Ele estava internado há quase cinco meses no hospital Copa Star por complicações pulmonares.
Considerado um dos maiores publicitários do Brasil, conquistou mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes e foi responsável por propagandas icônicas. Duas delas, o primeiro sutiã, da Valisere, e “Hitler”, da Folha, são os únicos comerciais de TV brasileiros a constarem na lista dos 100 maiores de todos os tempos. Ele ainda seria responsável pelo faria outras peças publicitárias marcantes, como a do Garoto Bombril, do casal Unibanco e do cachorrinho da Cofap.
Olivetto também foi vice-presidente de marketing do seu time de coração, o Corinthians, sendo um dos fundadores do movimento Democracia Corinthiana, importante movimento de combate à ditadura.
Sua carreira profissional começou de maneira inusitada. Em 1969, aos 18 anos, pediu um estágio em uma agência de publicidade após furar o pneu do carro em frente à empresa. O trabalho precoce fez com que ganhasse reconhecimento internacional já em seu primeiro comercial ao ganhar um Leão de Bronze. Aos 23 anos, ele ganharia o primeiro Leão de Ouro para o Brasil.
A escolha por publicidade foi após descobrir que poderia juntar suas duas maiores paixões. A escrita, formada através da sua leitura voraz, e o ato de vender, herdado do seu pai, responsável por implementar a fábrica de pinceis Tigre.
Atualmente, escrevia uma coluna no jornal O Globo. Na última delas, publicada no dia 17 de junho, fez uma crítica as agências brasileiras e disse que elas “deixaram de ser geradoras de ideias, para ser checadoras de dados.”