O dogma antiouro gerado pela máquina de propaganda é intensamente forte entre nós
John Maynard Keynes, o padrinho da economia keynesiana, chamou o ouro de “relíquia bárbara“, um termo que ele usou para desacreditar o padrão-ouro e depreciar o uso do ouro como dinheiro.
Especificamente, ele odiava a restrição que o padrão-ouro impunha aos gastos do governo. Se o governo imprime muita moeda que não pode ser resgatada em ouro, então ele deve cortar seus gastos, provocando uma recessão ou depressão, ou enfrentar uma inflação de preços descontrolada na economia.
Seguindo os passos de Keynes, o garoto gênio dos investimentos Warren Buffet, filho do grande investidor e congressista Howard Buffet, notoriamente menosprezou o ouro como investimento, dizendo que “não tem rendimento”. Para além disso, ele não expressou nenhuma filosofia política coerente, como seu pai.
A voz da Hotshot Radio, Dave Ramsey, também menosprezou fortemente o ouro como um investimento, dizendo que é apenas uma “rocha brilhante”, sem rendimento, e é um investimento terrível.
Ouro na sociedade
É claro que, nesta “era da inflação”, pessoas como Buffet Júnior e Ramsey são anunciadas por seus apelos à prudência no que, de outra forma, seria um cenário financeiro distorcido por políticas governamentais hedonistas de gastos, empréstimos sem limites e impressão de moeda fiduciária aos trilhões.
Vou mostrar aqui como todos os três homens estão errados em todos os pontos de investimento e até mesmo como suas opiniões sobre o ouro são contraditórias, mas devo enfatizar que não estou oferecendo nenhum tipo de conselho de investimento aqui! Isso é apenas análise e comentário sobre o cenário atual.
Esse ódio e depreciação do ouro como dinheiro e do padrão-ouro tornou-se um dogma padrão e um pilar do estado moderno.
Em completo contraste, as pessoas comuns na sociedade ainda veem instintivamente o ouro como um emblema de excelência mais de meio século desde que o último vestígio do padrão-ouro foi tirado de nós.
As medalhas de ouro representam as melhores conquistas; as medalhas de prata representam o próximo nível abaixo.
Professores e pais ainda usam o “sistema estelar” com estrelas douradas ou amarelas representando a maior conquista. De bebês a estudantes do ensino médio, as estrelas douradas ainda são um incentivo ao esforço e à realização.
Mais tarde na vida, presentes de joias são usados para transmitir nosso afeto e admiração. Primeiro, podem ser coisas como anéis de amizade, mas todos nós sabemos que presentes de joias de ouro são uma tentativa de transmitir um alto nível de estima por parte do presenteador. Quando os Reis Magos visitaram o menino Jesus, trouxeram presentes de ouro, juntamente com os preciosos compostos perfumados medicinais de incenso e mirra.
Mesmo os profissionais de marketing de empresas e produtos – onde há uma diretriz principal de lucros e perdas – se esforçam para poder afirmar que sua empresa, seu produto ou seu serviço é “o padrão ouro” em seu setor ou com seus clientes.
Quando os humanos começaram a ver o mundo em termos de seus elementos, a humanidade decolou! A Idade do Bronze: sociedade, cultura, religião, edifícios, ciência etc. – o ouro era o mais raro e precioso, até mesmo estimado, de todos eles. A história humana está repleta de exclamações de ouro, seja cultura, religião, arte e agora tecnologia e até medicina! A maior era de paz e prosperidade é a era do padrão-ouro do século XIX!
Comparações de investimentos
Em primeiro lugar, o ouro não é principalmente um investimento. Ouro e prata são dinheiros, as formas mais avançadas de dinheiro por milhares de anos antes da “era da inflação”.
Tecnicamente, ouro e prata não são dinheiro agora, mas apenas porque foram forçados a deixar esse papel pelo estado. O ouro algema o estado; o papel-moeda o liberta de sua gaiola dourada. Murray Rothbard explica isso em seu livro O que o governo fez com o nosso dinheiro? Esta é uma obra tão importante.
Obviamente, se ouro e prata são dinheiro, você não precisa “investir” em ouro e prata, pois já está mantendo uma grande porcentagem de seu patrimônio líquido em saldos de caixa, depósitos verificáveis, depósitos de poupança e títulos e apólices de seguro denominados em ouro ou prata.
Lembro-me de quando era criança que, depois de termos sido retirados do padrão-ouro, os conselhos de investimento normalmente recomendavam, digamos, uma posição de retenção de caixa de 20%, com metade disso em fundos de caixa para uso pessoal e emergências e metade em metais preciosos por razões como proteção contra a inflação. O restante de sua declaração de patrimônio líquido seria em investimentos como ações, títulos e imóveis. As participações do tipo caixa não eram consideradas investimentos, mas eram para emergências, diversificação e para aproveitar as oportunidades de investimento à medida que você construía maiores reservas de caixa.
Claro, isso corta as objeções de Warren Buffett nos joelhos. Afinal, ele é o “rei do dinheiro”, muitas vezes com montanhas de dinheiro no balanço patrimonial de sua empresa. Sim, esse dinheiro tem um rendimento, o que pode ser importante para seus investidores, mas o rendimento em dinheiro também está sujeito ao imposto sobre o prêmio da inflação e a todos os impostos do governo. O risco de perda tem sido muito baixo.
O ouro pode ter um desempenho inferior aos investimentos em ações. No entanto, quando dei uma olhada nos preços médios de fechamento do ouro, do Dow Jones e do S&P 500, durante 1971 – quando fomos retirados do padrão-ouro – e no ano passado, 2023, dividindo 2023 em 1971, o ouro subiu 47 vezes e meia, o Dow subiu apenas 38,6 vezes e o S&P 500 subiu apenas 44,6 vezes.
Então, o ouro realmente vence essa comparação simples ao longo do período de 52 anos. É uma comparação “simples” porque não inclui dividendos reinvestidos, onde as ações ganhariam, e não inclui impostos sobre ganhos de capital sobre ações ou taxas, o que prejudicaria as ações, e não inclui a taxa anual de armazenamento, onde por menos de US$ 100 por ano você pode alugar uma caixa em um banco para armazenar uma grande quantidade de ouro e seus papéis importantes.
Mais uma vez, meus pontos não são uma questão de aconselhamento financeiro, ou que o ouro é um investimento superior, é apenas para apontar que o Sr. Buffet e o Sr. Ramsey não sabem do que estão falando e falharam em olhar para os fatos da história – qualquer tipo de história – ao expressar suas “opiniões”.
Na verdade, nem estou sugerindo que colocar todo o seu dinheiro em ouro ou prata seja uma ótima ideia! No passado, os consultores de investimento simplesmente recomendavam que parte de nossos investimentos em dinheiro fosse em metais preciosos para proteger o poder de compra de longo prazo, um ativo de diversificação e algo para equilibrar sua declaração de patrimônio líquido. Também ajuda a construir sua mentalidade de “buy and hold” em relação à poupança, porque o ouro e a prata vêm com taxas de transação e dificuldades – menos do que imóveis, mas mais do que ações típicas hoje, ou apenas usando seu cartão de débito.
No resultado final, John Maynard Keynes era um socialista que preferia um estado mais absolutista que pudesse fazer o que quisesse, incluindo empréstimos e gastos irrestritos. O dogma antiouro gerado pela máquina de propaganda do Federal Reserve é intensamente forte entre nós. O Sr. Buffet e o Sr. Ramsey engoliram aquele anzol, linha e chumbada do credo estatista.
__________________________________________________________
Por Mark Thornton
Publicado originalmente em: https://encurtador.com.br/vGK3f