Na pesquisa anterior, instituto apontou prefeito com 45% e deputado federal com 33%
A menos de uma semana do segundo turno das eleições para a Prefeitura de São Paulo, uma nova pesquisa da Quaest, divulgada nesta quarta-feira (23), revela que Ricardo Nunes (MDB) lidera com 44% das intenções de voto, enquanto Guilherme Boulos (PSOL) contabiliza 35%. A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 22 de outubro, ouvindo 1.200 eleitores da capital paulista.
Comparando com a pesquisa anterior, realizada em 16 de outubro, Nunes apresentou uma leve queda de 45% para 44%. Em contrapartida, Boulos teve um aumento de 33% para 35%, refletindo um crescimento no apoio de eleitores que anteriormente votaram em Tabata Amaral (PSB), passando de 54% para 62%.
A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. O registro na Justiça Eleitoral é o protocolo SP-06257/2024.
Dados da pesquisa estimulada
- Ricardo Nunes (MDB): 44% (anteriormente 45%)
- Guilherme Boulos (PSOL): 35% (anteriormente 33%)
- Em branco/nulo/não vai votar: 19% (mantido)
- Indecisos: 2% (anteriormente 3%)
A pesquisa revela que Nunes lidera entre homens, eleitores acima de 35 anos, e aqueles com renda de até três salários mínimos, além de ter forte apoio entre católicos e evangélicos. Já Boulos é favorecido entre eleitores jovens, de alta renda e aqueles que se identificam com outras religiões.
Felipe Nunes, diretor da Quaest, destaca mudanças significativas no eleitorado feminino e jovem. A diferença entre Boulos e Nunes entre as mulheres caiu de 12 para 5 pontos percentuais, indicando uma evolução no apoio a Boulos. No grupo de jovens de 16 a 34 anos, a situação também se inverteu, com Boulos agora à frente por dois pontos.
Pesquisa espontânea e decisão de voto
Na pesquisa espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados, os números são:
- Ricardo Nunes (MDB): 36% (anteriormente 38%)
- Guilherme Boulos (PSOL): 28% (anteriormente 29%)
- Indecisos: 27% (anteriormente 26%)
- Branco/nulo/não vai votar: 8% (mantido)
Quanto à definição do voto, 79% dos entrevistados afirmaram que a escolha é definitiva, enquanto 20% disseram que ainda pode mudar.
Imagem e capacidade de resolver problemas
Em relação à imagem dos candidatos, 53% dos eleitores têm uma percepção positiva de Nunes, enquanto 41% veem Boulos de forma favorável. Quando questionados sobre a capacidade de resolver problemas da cidade, Nunes é considerado mais capaz em áreas como asfaltamento, segurança pública e trânsito.