Porto de Santos (SP) receberá durante a temporada 14 navios, com 152 escalas, sendo sete embarcações regulares e sete de trânsito de turistas estrangeiros
A temporada de cruzeiros marítimos 2024/2025 no Porto de Santos (SP) terá início em 8 de novembro e se estenderá até 20 de abril de 2025, trazendo um aumento significativo no fluxo de turistas para a região. O terminal de passageiros Giusfredo Santini receberá durante a temporada 14 navios, que realizarão um total de 152 escalas, sendo sete embarcações regulares e sete de trânsito de turistas estrangeiros.
O presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, enfatizou a relevância dessa movimentação para a economia local, mencionando que “o setor de cruzeiros impulsiona o turismo e beneficia os setores de comércio, hotelaria e serviços em Santos”.
Entre os transatlânticos escalados para esta temporada estão os navios da MSC Seaview (o mais frequente, com 40 visitas), o Grandiosa (o maior navio de passageiros que já navegou em águas brasileiras), o Armonia, o Orchestra e o Splendida. Já da Costa Cruzeiros serão o Costa Pacífica e o Diadema. Passarão por Santos outros sete navios exclusivamente de trânsito, com turistas estrangeiros. A expectativa do terminal é movimentar cerca de um milhão de passageiros entre embarques, desembarques e turistas em trânsito, alcançando esse marco pela segunda temporada consecutiva.
A chegada do navio MSC Seaview ao Porto de Santos, com capacidade para mais de cinco mil passageiros, no dia 8 de novembro, abre a temporada. O último a atracar será o Costa Diadema, marcado para 20 de abril de 2025, completando 99 dias de operação.
Na temporada passada (2023-2024), o Porto de Santos já registrou um milhão de passageiros, entre embarques e desembarques, o que reforça o crescimento esperado para esta nova fase.
A grande novidade da próxima temporada será o réveillon a bordo do Costa Pacifica, que ficará atracado na orla de Santos para o espetáculo de fogos da cidade. Com embarque em Santos e alternando paradas em Búzios e Angra dos Reis, com Ilhabela e Balneário Camboriú, o navio iniciará suas atividades regulares com a saída de seu primeiro minicruzeiro em 22 de novembro.
A expectativa para a temporada reafirma a posição do Concais como o principal terminal de embarque para cruzeiros do Brasil e, consequentemente, o Porto de Santos como o principal destino marítimo.