Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

IPC-S variou 0,30% na quarta quadrissemana de outubro

Maior contribuição para o resultado partiu do grupo Educação, Leitura e Recreação, cuja taxa de variação passou de -0,45% para -1,10%

O Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) da quarta quadrissemana de outubro de 2024 variou 0,30% e acumula alta de 4,40% nos últimos 12 meses, informou a Fundação Getúlio Vargas Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE), nesta sexta-feira (1°).

Nesta apuração, seis das oito classes de despesa componentes do índice registraram decréscimo em suas taxas de variação. A maior contribuição para o resultado do IPC-S partiu do grupo Educação, Leitura e Recreação cuja taxa de variação passou de -0,45%, na terceira quadrissemana de outubro de 2024 para -1,10% na quarta quadrissemana de outubro de 2024. Nesta classe de despesa, cabe mencionar o comportamento do item passagem aérea, cujo preço variou -6,33%, ante -2,41% na edição anterior do IPC-S.

Também registraram decréscimo em suas taxas de variação os grupos: Habitação (1,32% para 1,09%), Despesas Diversas (0,70% para 0,42%), Vestuário (0,07% para 0,02%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,29% para 0,25%) e Comunicação (0,16% para 0,13%). Nestas classes de despesa, vale destacar o comportamento dos itens: tarifa de eletricidade residencial (5,33% para 4,41%), cigarros (2,57% para 0,39%), calçados infantis (0,81% para 0,35%), artigos de higiene e cuidado pessoal (0,30% para 0,04%) e mensalidade para TV por assinatura (0,73% para 0,41%).

Em contrapartida, os grupos Transportes (-0,09% para 0,10%) e Alimentação (0,26% para 0,43%) apresentaram avanço em suas taxas de variação. Nestas classes de despesa, vale citar os itens: gasolina (-0,25% para 0,19%) e hortaliças e legumes (-4,67% para -3,04%).

(FGV)

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.