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Latam terá hangar para manutenção do Dreamliner

Com investimento de R$ 40 milhões, unidade deve gerar 300 novos empregos em São Carlos (SP)

Foi reportado ao mercado nesta terça-feira (5) o investimento de R$ 40 milhões em um novo hangar da Latam para manutenção aeronáutica de Boeing 787 Dreamliner e modelos de tamanho equivalente (os Airbus A330neo e A350XWB). A instalação deve começar a operar em setembro de 2025. As obras começariam a partir de 15 de novembro, no Latam MRO, o centro de manutenção e reparos da companhia em São Carlos (SP). O investimento é o maior no MRO nos últimos 10 anos.

O novo hangar permitirá à companhia internalizar serviços, gerando redução de custos, além de mais flexibilidade e pontualidade no retorno das aeronaves para a operação aérea. Atualmente, as manutenções dos 787 da Latam são realizadas fora do Brasil. O Dreamliner é um jato de linha de corredor duplo, para voos intercontinentais, com alcance de até 15,7 mil quilômetros (Nova York-Bangkok, sem escalas). Cada unidade sai a partir de US$ 212 milhões. Sua envergadura de asas é de 60 metros e o comprimento, de 68 metros, quase o dobro das dimensões do A320neo usado em voos domésticos.

O projeto do novo hangar do Latam MRO também implicará na geração de 300 novos postos de trabalho em São Carlos, incluindo vagas para auxiliares, almoxarifes, mecânicos aeronáuticos, planejadores, engenheiros e compradores. “A Latam reafirma seu compromisso com a eficiência operacional e o desenvolvimento regional com o investimento neste novo hangar. O projeto, além de agregar na melhoria dos serviços prestados pela companhia, contribuirá para o crescimento econômico local e fortalecimento da região de São Carlos como um polo aeronáutico”, destaca Alexandre Peronti, diretor de manutenção da Latam Brasil.

O novo hangar da companhia em São Carlos também será equipado para realizar a pintura de aeronaves de grande porte e a manutenção preventiva de até três aeronaves da família Airbus A320, simultaneamente. Para isso, será implementada uma estrutura que isolará a atividade de pintura, evitando contaminação e garantindo a qualidade dos serviços. Serão incorporadas tecnologias avançadas, como a inspeção por drones e o uso de carrinhos autônomos de logística, que já são aplicadas na unidade do interior paulista.

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