Resultado da companhia consolida estratégia de verticalização, com foco em tecnologia e inovação para criar produtos de alta performance
Crescendo pelo 17º trimestre consecutivo, a Vulcabras reportou ao mercado nesta terça-feira (5) um ebitda recorde no terceiro trimestre deste ano, com R$ 196,7 milhões. O resultado representado um crescimento de 11,1% na comparação com o mesmo intervalo do ano passado, apresentando 25,1% de margem e aumento de 0,9 ponto percentual – melhor índice na série histórica. No acumulado do ano até setembro, o ebitda foi de R$ 494,6 milhões, crescimento de 6,7% em comparação com o mesmo período de 2023.
A receita operacional líquida da companhia alcançou R$ 784,6 milhões, aumento de 7,3% em relação ao terceiro trimestre de 2023. O lucro líquido da Vulcabras atingiu R$ 172,2 milhões, um crescimento de 35%, com margem líquida de 21,9%. No acumulado do ano, o lucro líquido foi de R$ 400,7 milhões, uma alta de 14,4%, se comparado ao resultado dos nove meses do ano passado.
“Os resultados apresentados tornam evidentes nossos ganhos em eficiência operacional e produtiva. Com investimentos em inovação e tecnologia, conseguimos oferecer um mix de produtos de maior valor agregado, trazendo mais eficiência e rentabilidade para nossa operação. Esses resultados posicionam a Vulcabras como referência no segmento, refletindo nossa capacidade de construir marca e desenvolver produtos alinhados às demandas do consumidor brasileiro”, destaca Pedro Bartelle, CEO da Vulcabras.
A receita líquida consolidada da categoria de calçados esportivos foi de R$ 673 milhões, crescimento de 6,4% em comparação com os três meses de 2023, correspondendo a 86,5% da receita. A Olympikus se destaca, ao apresentar os novos produtos da família Corre, que mantiveram sua base de preços e, mais uma vez, despontam como opções que democratizam o acesso a produtos voltados à alta performance. O grande destaque do trimestre foi o lançamento de novos produtos de performance da Família Corre, com ênfase especial no Corre 4, a atualização do Corre 3, o tênis mais utilizado pelos corredores brasileiros na plataforma Strava em 2023. A Família também ganhou um novo integrante: o Corre Max – com foco em trazer o máximo amortecimento para corridas leves.
E-commerce
Dando sequência à estratégia multicanais e de complementariedade de canais, o e-commerce da Vulcabras manteve a tendência de crescimento, com uma oferta de produto de maior valor agregado, principalmente no vestuário. O canal alcançou R$ 115,5 milhões no terceiro trimestre, contra R$ 76,9 milhões entre julho e setembro de 2023, crescimento de 50,2%. O percentual de receita representou 14,7% do total da receita líquida da companhia, crescendo 4,2 pontos percentuais.
“Os resultados reportados nos deixam bastante otimistas para o fechamento do ano. Os próximos meses são determinantes para o varejo, com datas importantes como Black Friday e Natal, o que sempre impacta positivamente o comportamento dos consumidores. Vamos seguir com foco nas nossas avenidas de crescimento e no mix diversificado de portfólio, melhorando cada vez mais nossa eficiência e buscando resultados robustos”, finaliza Bartelle.