Circula nas redes sociais um vídeo no qual o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, fez elogios ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Se trata de uma falsificação. O vídeo, com áudio e legendas em português, inicia com a falsa notícia de que “Lula é manchete no mundo” após Trump declarar que o presidente brasileiro seria “o maior presidente do mundo” e que estaria aberto a negociações: “Lula é incrível… ele colocou o Brasil entre as maiores economias do mundo em apenas dois anos”. O americano também (não) disse que buscará repetir esse “sucesso” nos Estados Unidos.
Ao final há uma propaganda das relações comerciais positivas entre os dois países, pedindo aos espectadores marcarem amigos nos comentários. Em apenas cinco dias o vídeo teve 490 mil visualizações em um perfil do TikTok de uma “comediante e criadora de animes” que já postou outros vídeos com alegações semelhantes envolvendo figuras como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o ex-presidente americano Barack Obama e o Papa Francisco.
De acordo com a ferramenta de detecção TrueMedia, o áudio foi gerado por inteligência artificial sem qualquer respaldo em declarações reais de Trump. Uma pesquisa revela que a declaração jamais foi reproduzida por fontes confiáveis e que não há registros que confirmem tal pronunciamento.
Vale lembrar que Trump tem uma relação mais próxima com o ex-presidente Jair Bolsonaro, com quem manteve um apoio mútuo durante e após as eleições. Em 2022, Bolsonaro publicou um vídeo em que recebia o apoio do americano às vésperas da eleição presidencial brasileira.
Por sua vez, Lula parabenizou protocolarmente Trump pela sua vitória nestas eleições de 2024. Antes, Lula declarou apoiar a candidata democrata Kamala Harris, afirmando que sua vitória seria um caminho mais seguro para o fortalecimento da democracia.