Levantamento aponta que 2,7 milhões de consumidores optaram por itens em 2023
A busca por alternativas sustentáveis ganhou força na América Latina em 2023, com um aumento de 26% nas vendas de produtos sustentáveis no Mercado Livre, totalizando mais de 4,8 milhões de itens comercializados. O levantamento, parte do estudo “Tendências de consumo online com impacto positivo”, aponta que 2,7 milhões de consumidores optaram por esse tipo de produto, um crescimento de 27% em relação a 2022.
Além disso, o número de empreendedores oferecendo produtos sustentáveis também cresceu: foram 38 mil vendedores cadastrados, 9% a mais do que no ano anterior. O Brasil teve destaque na região, concentrando 43% desses vendedores e sendo responsável por 45% dos produtos disponíveis na plataforma.
Moda sustentável e eletrodomésticos eficientes lideram
Entre as categorias que mais se destacaram está a moda sustentável, que registrou aumento de 92% nas unidades vendidas. Itens como calças, camisetas e pijamas feitos de materiais reciclados ou certificados lideraram as vendas. A Argentina e o Brasil apresentaram os maiores crescimentos, com 133% e 132%, respectivamente.
Eletrodomésticos energeticamente eficientes também tiveram alta significativa, com crescimento de 124% no Brasil. Já a categoria de supermercado sustentável, que inclui itens como leite vegetal, granola orgânica e cápsulas de café reutilizáveis, registrou avanço de 8%.
“Vemos um crescimento no consumo de produtos com impacto. Nosso compromisso é acompanhar cada vez mais pessoas e empreendedores no caminho para um estilo de vida mais sustentável”, afirmou Laura Motta, gerente sênior de Sustentabilidade do Mercado Livre no Brasil.
Preocupação ambiental motiva consumidores
O estudo revelou que 7 em cada 10 consumidores acreditam que suas escolhas de compra podem gerar impacto positivo. Além disso, 9 em cada 10 demonstram preocupação com questões ambientais, como o aquecimento global e o desmatamento.
A plataforma, que oferece mais de 30 categorias de produtos sustentáveis, também aposta no fortalecimento de negócios ligados à sociobiodiversidade brasileira por meio do programa Biomas a um Clique. Desde o lançamento, 96 empreendimentos de biomas como Amazônia e Mata Atlântica já comercializaram mais de 80 mil itens na plataforma.