Destaque aponta para os setores de móveis, eletrodomésticos e vestuário, apesar da alta nos juros e do impacto do dólar elevado
A Black Friday de 2024, que ocorrerá no dia 29 de novembro, deve movimentar R$ 5,22 bilhões no Brasil, conforme estimativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Esse montante representa um crescimento de 0,4% em relação ao ano anterior.
José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, destacou o papel crescente das vendas online na data. “A facilidade de comparação de preços e o forte apelo promocional tornaram a Black Friday uma das datas mais importantes do calendário varejista, especialmente nos canais digitais”, afirmou em comunicado.
De acordo com a CNC, os segmentos de móveis, eletrodomésticos, utilidades domésticas e eletroeletrônicos devem concentrar cerca de 46% das vendas previstas, somando R$ 1,23 bilhão e R$ 1,18 bilhão, respectivamente. Outros setores importantes incluem vestuário, calçados e acessórios, com previsão de R$ 1 bilhão, e hipermercados e supermercados, com expectativa de faturamento de R$ 960 milhões durante o período de promoções.
A CNC também acompanhou a variação de preços dos produtos mais procurados durante a Black Friday nos últimos 40 dias. Cerca de 55% dos itens analisados apresentaram queda nos preços, com destaque para ventiladores e tênis femininos, cujos preços caíram até 15% e 13%, respectivamente. No entanto, produtos de maior demanda, como ar-condicionados e televisores, mantiveram preços estáveis.
Fabio Bentes, economista da CNC, ressaltou que, apesar das promoções, a alta taxa de juros ainda limita o crédito para bens duráveis, normalmente de maior valor. “O crédito continua sendo um fator restritivo, especialmente para itens de maior valor agregado”, afirmou.
Outro fator destacado pela CNC é o valor elevado do dólar, que impactou o preço de itens importados. Desde o início do ano, a cotação da moeda norte-americana subiu de R$ 4,89 para R$ 5,77 em novembro, o que deverá continuar encarecendo produtos estrangeiros durante a Black Friday.
Originada nos Estados Unidos, a Black Friday foi incorporada ao calendário de vendas brasileiro em 2010 e, desde então, tornou-se uma das principais datas de compras no país. Atualmente, ocupa a quinta posição no ranking de vendas, ficando atrás apenas do Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais.