O país diz que o retorno foi voluntário
O Reino Unido deportou mais de 600 brasileiros, sendo 109 crianças, secretamente em três aviões do governo de agosto a setembro deste ano.
Segundo o jornal The Guardian, é a primeira vez que o país deporta este número recorde de pessoas de uma mesma nacionalidade. O país disse que houve um “retorno voluntário” e que está lutando contra imigração ilegal.
O Itamaraty confirmou a mesma informação e disse que apoiou a iniciativa do Reino Unido, que ofereceu passagens aéreas, além de auxílio financeiro de 3 mil libras (cerca de R$ 22 mil). Segundo o jornal, os brasileiros estavam com o visto vencido.
A Coalização de Latino-Americanos no Reino Unido demonstrou preocupação com alto número de crianças retiradas e que a comunidade latina enfrenta dificuldade para receber ajuda jurídica no seu idioma, além dos abusos sofridos por mulheres. O Reino Unido tem aumentado as deportações de pessoas que estão em situação irregular. Entre julho e setembro, mais de 8 mil imigrantes deixaram o país, um aumento de 16% em relação ao ano passado.